Centro de Estudos em Petrologia e Geoquímica

Everton Marques Bongiolo

Geólogo (1999) e mestre (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em co-tutela (2006) pela Université de Poitiers. Pós-doutor (2014) pelo Integrated Ocean Discovery Program (IODP). Trabalhou na CPRM entre 2007 e 2009 e foi professor da UFRJ entre 2009 e 2019. Atualmente é professor da UFRGS, onde é chefe do Departamento de Geologia (DEGEO) e membro do Centro de Estudos em Petrologia e Geoquímica (CPGq). Ministra disciplinas nas áreas de Prospecção e Avaliação de Depósitos Minerais, Geologia Estrutural, Mapeamento Geológico (graduação) e Modelamento de condições P-T-X em rochas ígneas e fluidos associados (PPGGEO). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nivel 2 desde 2017. Foi coordenador do curso de Pós-graduação em Geologia da UFRJ (PPGL, 2013-2016), onde orienta alunos de mestrado e doutorado. É consultor ad hoc de agências de fomento e atua como revisor de periódicos nacionais e internacionais. Coordena e participa de projetos de pesquisa nas áreas de geologia regional, alteração hidrotermal e mineralizações associadas, petrologia e vulcanologia. Tem experiência em técnicas de mapeamento geológico-estrutural, geoquímica de rochas e de minerais (MEV e microssonda eletrônica), mineralogia, argilominerais, geocronologia, isótopos estáveis, inclusões fluidas/Raman e difratometria de raios X. Atua em colaboração com empresas e com pesquisadores da USP, UFRJ, UERJ, UNICAMP, CETEM, Museu Nacional, Université de Poitiers, Université de Nice, University of California e GEOMAR. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7782253195806070 (12/03/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Geociências. UFRGS - Campus do Vale prédio 43126 sala 202b Agronomia 91509900 - Porto Alegre, RS - Brasil Telefone: (51) 33086363 Fax: (51) 33087302 URL da Homepage: https://igeo.ufrgs.br/ig/index.php/institucional
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Geociências
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (21)
    1. 2019-Atual. Avaliacao geoquimica da alteracao propilitica como guia prospectivo de zonas mineralizadas no sistema porfiro-epitermal de Lavras do Sul/RS
      Descrição: Jazidas do tipo pórfiro ocorrem associadas a certos tipos de intrusões e/ou em suas encaixantes a partir de fluidos hidrotermais. Uma das características marcantes destes depósitos é o padrão de distribuição de diferentes fácies de alteração hidrotermal, comumente utilizado como guia exploratório. Apesar da fácies de alteração propilítica ser historicamente interpretada como distal às principais zonas de alto teor, trabalhos recentes têm demonstrado a importância que minerais como clorita e epidoto têm para a exploração mineral nestes sistemas hidrotermais. O tema central desta pesquisa envolve o estudo geoquímico de elementos maiores, menores e traços em minerais da alteração propilítica (clorita e epidoto) em rochas do sistema pórfiro-epitermal de Lavras do Sul (RS), com vistas à identificação de áreas que possam conter altos teores de cobre e ouro. A metodologia proposta pode ser aplicada tanto na reavaliação de ocorrências minerais já conhecidas, como no levantamento de regiões com base geológica incompleta ou apenas regional. Tem-se como perspectiva testar, validar e/ou aperfeiçoar esta metodologia para que a mesma seja utilizada na exploração mineral por empresas que atuam na região de estudo ou em outras partes do Brasil. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Everton Marques Bongiolo - Coordenador / Márcia Elisa Boscato Gomes - Integrante / André Sampaio Mexias - Integrante / Christophe Renac - Integrante / Reiner Neumann - Integrante.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    2. 2017-Atual. Estudo e Caracterizacao de Niveis Argilosos do Pre-Sal e Analogos
      Descrição: Inclui-se a identificação dos processos diagenéticos e/ou hidrotermais com impacto na evolução dos reservatórios e sistemas porosos e avaliação das condições físicas e geoquímicas reinantes nas reações a partir dos minerais identificados, em especial os argilominerais, carbonatos e sulfatos, com apoio de rotinas de modelização. O cumprimento dos objetivos anteriormente definidos através do estudo proposto deverá trazer avanços para o conhecimento dos processos deposicionais, diagenéticos e hidrotermais atuantes nos reservatórios pré-sal e rochas associadas, contribuindo para a construção de modelos geológicos mais realistas e com potencial preditivo em relação a distribuição e a qualidade dos reservatórios. Como objetivos adicionais serão avaliadas as relações genéticas entre os minerais do grupo dos sulfatos e carbonatos, geocronologia das ilitas e influência dos vulcanismos sincrônicos e argilominerais associados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Everton Marques Bongiolo - Integrante / Márcia Elisa Boscato Gomes - Integrante / André Sampaio Mexias - Coordenador / Norberto Dani - Integrante / Marcus Vinicius Dornelles Remus - Integrante / Christophe Renac - Integrante / Ana maria Pimentel Misuzaki - Integrante / Edinei Koester - Integrante / Aurelie Barats - Integrante / Luis Fernando De Ros - Integrante / Carla Cristine Porcher - Integrante / Maneual Pozo - Integrante / Fernando Rocha - Integrante / Lucas Bonan Gomes - Integrante.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
      Descrição: Inclui-se a identificação dos processos diagenéticos e/ou hidrotermais com impacto na evolução dos reservatórios e sistemas porosos e avaliação das condições físicas e geoquímicas reinantes nas reações a partir dos minerais identificados, em especial os argilominerais, carbonatos e sulfatos, com apoio de rotinas de modelização. O cumprimento dos objetivos anteriormente definidos através do estudo proposto deverá trazer avanços para o conhecimento dos processos deposicionais, diagenéticos e hidrotermais atuantes nos reservatórios pré-sal e rochas associadas, contribuindo para a construção de modelos geológicos mais realistas e com potencial preditivo em relação a distribuição e a qualidade dos reservatórios. Como objetivos adicionais serão avaliadas as relações genéticas entre os minerais do grupo dos sulfatos e carbonatos, geocronologia das ilitas e influência dos vulcanismos sincrônicos e argilominerais associados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Carla Cristine Porcher - Integrante / Edinei Koester - Integrante / Marcus Vinícius D Remus - Integrante / Norberto Dani - Integrante / Marcia Boscato - Integrante / André Sampaio Mexias - Coordenador / Luis Fernando De Ros - Integrante / Ana Maria Misusaki - Integrante / Christophe Renac - Integrante / BARATS, AURÉLIE - Integrante / Maneual Pozo - Integrante / Fernando Rocha - Integrante / Lucas Bonan Gomes - Integrante.
      Membro: Carla Cristine Porcher.
      Descrição: Inclui-se a identificação dos processos diagenéticos e/ou hidrotermais com impacto na evolução dos reservatórios e sistemas porosos e avaliação das condições físicas e geoquímicas reinantes nas reações a partir dos minerais identificados, em especial os argilominerais, carbonatos e sulfatos, com apoio de rotinas de modelização. O cumprimento dos objetivos anteriormente definidos através do estudo proposto deverá trazer avanços para o conhecimento dos processos deposicionais, diagenéticos e hidrotermais atuantes nos reservatórios pré-sal e rochas associadas, contribuindo para a construção de modelos geológicos mais realistas e com potencial preditivo em relação a distribuição e a qualidade dos reservatórios. Como objetivos adicionais serão avaliadas as relações genéticas entre os minerais do grupo dos sulfatos e carbonatos, geocronologia das ilitas e influência dos vulcanismos sincrônicos e argilominerais associados. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Andre Sampaio Mexias - Coordenador / Norberto Dani - Integrante / Marcus Remus - Integrante / Luis Fernando De Ros - Integrante / Ana Misusaki - Integrante / Christophe Renac - Integrante / Carla Porcher - Integrante / BARATS, AURÉLIE - Integrante / GOMES, MARCIA E.B. - Integrante / Maneual Pozo - Integrante / Fernando Rocha - Integrante / Lucas Bonan Gomes - Integrante / Edinei Koester - Integrante.
      Membro: Andre Sampaio Mexias.
      Descrição: Inclui-se a identificação dos processos diagenéticos e/ou hidrotermais com impacto na evolução dos reservatórios e sistemas porosos e avaliação das condições físicas e geoquímicas reinantes nas reações a partir dos minerais identificados, em especial os argilominerais, carbonatos e sulfatos, com apoio de rotinas de modelização. O cumprimento dos objetivos anteriormente definidos através do estudo proposto deverá trazer avanços para o conhecimento dos processos deposicionais, diagenéticos e hidrotermais atuantes nos reservatórios pré-sal e rochas associadas, contribuindo para a construção de modelos geológicos mais realistas e com potencial preditivo em relação a distribuição e a qualidade dos reservatórios. Como objetivos adicionais serão avaliadas as relações genéticas entre os minerais do grupo dos sulfatos e carbonatos, geocronologia das ilitas e influência dos vulcanismos sincrônicos e argilominerais associados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Ana Maria Pimentel Mizusaki - Integrante / Luis Fernando de Ros - Integrante / Marcus Remus - Integrante / Márcia Boscato Gomes - Integrante / Andre Sampaio Mexias - Coordenador / Norberto dani - Integrante / Christophe Renac - Integrante / Manuel Pozo - Integrante.
      Membro: Ana Maria Pimentel Mizusaki.
    3. 2015-2020. Caracterizacao de ambientes convergentes com subduccao a partir de registros vulcanicos e sedimentares subaquosos
      Descrição: Muito do conhecimento sobre a dinâmica dos processos geológicos relacionados à formação dos continentes pode ser entendido a partir do estudo do assoalho oceânico. A reciclagem dessa crosta, ao longo do tempo geológico, é descrita em termos de processos que induzem sua destruição e formação em ambientes específicos, os quais podem ser somente compreendidos em sua integridade a partir da observação de exemplos modernos. Este projeto representa a integração pioneira de instituições de pesquisa no país para desenvolvimento de uma abordagem multidisciplinar a partir de amostras coletadas junto ao IODP (Integrated Ocean Discovery Program). Os objetivos são o entendimento da evolução petrogenética, geoquímica-isotópica, geocronológica, sedimentológica e micropaleontológica de ambientes convergentes com subducção, a partir de amostras coletadas na crosta oceânica. Os estudos terão enfoque inicialmente em duas áreas onde já foram coletadas amostras (Expedições 344 e 350 do IODP), e será expandida nas próximas expedições visando a participação de alunos e pesquisadores em nível de doutorado e pós-doutorado. O desenvolvimento deste projeto representará a inserção de pesquisadores no circuito internacional na área temática. Há perspectivas de implementação de novas linhas de pesquisa nas universidades brasileiras e formação crescente de recursos humanos habilitados a integrar equipes internacionais com interesse em oceanografia geológica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Everton Marques Bongiolo - Coordenador / Farid Chemale Jr - Integrante / Wilson Teixeira - Integrante / Débora Barros Nascimento - Integrante / James B. Gill - Integrante / Ann-Sophie Jonas - Integrante / Flávio Pires Constantino da Silva - Integrante / Beatriz Gomes Caetano - Integrante / Tiago Jonatan Girelli - Integrante / Larissa de Santana do Nascimento - Integrante / Christie Helouise H. Oliveira - Integrante / Marcelo Kehl de Souza - Integrante / Simone Sonvesso Mantovanelli - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    4. 2014-2020. Mineralizacoes submersas tipo Cu-porfiro, alteracao hidrotermal e exumacao na zona de reararc de Izu-Bonin-Mariana (IBM), mar das Filipinas (Integrated Ocean Drilling Program - IODP, Exp. 350): consideracoes a partir de rochas e sedimentos vulcanogenicos
      Descrição: O projeto prevê o entendimento geoquímico-geotectônico da região de reararc em Izu-Bonin-Mariana, Mar das Filipinas, com base no estudo petrológico de rochas e sedimentos vulcanogênicos (litologia, textura, composição e propriedades físicas, deformação e dinâmica de fluidos). Na região se encontra a única ocorrência mundial de jazidas do tipo Cu-pórfiro submarina, a qual será estudada com base em características metalogenéticas e de alteração hidrotermal associada. Os dados de sondagens submarinas serão cruzados com dados obtidos nas expedições 351 e 352 do IODP - Integrated Ocean Drilling Program. Nosso grupo de pesquisa de Geotectônica da UFRJ trabalha com zonas de subducção antigas (do Paleoproterozóico ao Cambriano) e também mais recentes (Meso-cenozóico). A participação neste programa e especificamente nesta expedição é uma oportunidade para compreender os processos geológicos que operam em margens convergentes e os produtos gerados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Everton Marques Bongiolo - Coordenador / Débora Barros Nascimento - Integrante / Peter Blum - Integrante / Cathy Busby - Integrante / Yoshihiko Tamura - Integrante / Gilles Guèrin - Integrante / Graham D.M. Andrews - Integrante / Abigail K. Barker - Integrante / Julien L.R. Berger - Integrante / Manuela Bordiga - Integrante / Susan M. DeBari - Integrante / James B. Gill - Integrante / Cedric Hamelin - Integrante / Jihui Jia - Integrante / Eleanor H. John - Integrante / Ann-Sophie Jonas - Integrante / Martin Jutzeler - Integrante / Myriam A.C. Kars - Integrante / Zachary A. Kita - Integrante / Kevin Konrad - Integrante / Susan H. Mahony - Integrante / Michelangelo Martini - Integrante / Takashi Miyazaki - Integrante / Robert J. Musgrave - Integrante / Alexander R.L. Nichols - Integrante / Julia M. Ribeiro - Integrante / Tomoki Sato - Integrante / Julie C. Schindlbeck - Integrante / Axel K. Schmitt - Integrante / Susanne M. Straub - Integrante / Maryline J. Vautravers - Integrante / Yang Yang - Integrante.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    5. 2013-2018. Evolucao de Terrenos Arqueanos do Craton Sao Francisco e Provincia Borborema: Implicacoes para processos geodinamicos e paleoambientais globais
      Descrição: A Terra passou por mudanças ambientais e geodinâmicas expressivas durante o Arqueano, entre 3,85 e 2,50 Ga. Os continentes cresceram a partir de crosta primordial, e a atmosfera e os oceanos evoluíram para condições oxidantes, possibilitando o aparecimento da atividade biológica em nichos ambientais, conforme evidências em rochas sedimentares. Ouro, ferro, níquel e outros metais foram depositados em quantidades maiores do que em qualquer outro período evolutivo da Terra. Definir quando e como essas mudanças geodinâmicas e ambientais globais ocorreram: se simultaneamente, ou primeiro em alguns locais e depois em outros, são alguns dos maiores desafios das Geociências e base conceitual para as mudanças ambientais que hoje presenciamos. Os registros desses sistemas complexos de continentes, oceanos, atmosfera e bioesfera estão nos domínios cratônicos e são representados por terrenos granito-gnáissicos, granito-greenstone, bacias sedimentares, complexos máfico-ultramáficos e enxames de diques máficos. O Brasil contêm vários domínios cratônicos, mas o estudo integrado e multidisciplinar dessas regiões é ainda incipiente. Este projeto temático propõe-se a contribuir para o conhecimento de terrenos arqueanos, reunindo dados para o território brasileiro e comparando-os com terrenos similares em outros continentes. O Cráton do São Francisco e a Província Borborema são as regiões escolhidas para esses estudos, pois aí são conhecidas rochas com idades entre 3,5 Ga e 2,5 Ga. A equipe do projeto conta com pesquisadores nacionais e estrangeiros, qualificados e reconhecidos em suas especialidades. Várias ferramentas serão empregadas e incluem trabalhos de campo, geocronologia U-Pb e Sm-Nd, geoquímica elementar, geoquímica de isótopos estáveis e radiogênicos, e espectroscopia Raman. O projeto prevê a formação de recursos humanos especializados. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Everton Marques Bongiolo - Integrante / Ciro Alexandre Ávila - Integrante / Wilson Teixeira - Integrante / Bernhard Buhn - Integrante / Elson Paiva de Oliveira - Coordenador / Ticiano Saraiva dos Santos - Integrante / Elton Luiz Dantas - Integrante / Roberto Perez Xavier - Integrante / Jacinta Enzweiler - Integrante / Alessandro Batezelli - Integrante / Frésia Ricardi Branco - Integrante / Antonio Wilson Romano - Integrante / Mauricio Carneiro - Integrante / Sanjeet Verma - Integrante / José Paulo Donatti Filho - Integrante / Ricardo Trindade - Integrante / Johildo Barbosa - Integrante / Brian Windley - Integrante / Nora Noffke - Integrante / Ulf Söderlund - Integrante / Mike Hamilton - Integrante / Jaana Halla - Integrante / Neal McNaughton - Integrante / Crisógono Vasconcelos - Integrante / Surendra Pal Verma - Integrante / Sandra Kamo - Integrante.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    6. 2013-2017. Geologia estrutural e relacao com as mineralizacoes auriferas da regiao do Buracao (TO) e comparacoes com as de Sao Joao del Rei (MG)
      Descrição: A área do Buracão (TO) contém uma série de alvos com mineralizações filoneanas de ouro, conhecidos desde a época dos bandeirantes. As mineralizações ocorrem em sequência mesoproterooica similar às de São João del Rei. Este projeto consiste em estudo e caracterização de ambientes hidrotermais e seus produtos e do condicionamento estrutural de mineralizações, com o intuito de compreender a gênese do minério aurífero. A escolha da região de estudo é justificada pela ausência, até o momento, de trabalhos de detalhe envolvendo o condicionamento estrutural da mineralização e a gênese da jazida com o uso de técnicas analíticas de mapeamento geológico-estrutural, descrição de testemunhos de sondagem, difratometria de raios X, inclusões fluidas, petrografia de luz transmitida e refletida e microscopia eletrônica de varredura. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Everton Marques Bongiolo - Coordenador / Christophe Renac - Integrante / Débora Barros Nascimento - Integrante / Gustavo Luiz Campos Pires - Integrante / Maurício Prado - Integrante / Paulo Ilídio de Brito - Integrante / Filipe Menezes Rocha - Integrante / Maurício Bulhões Simon - Integrante.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    7. 2013-2016. Individualizacao e modos de acrescao de Terrenos do cinturao Mineiro contra o proto-craton do Sao Francisco, a partir de dados geologico-estruturais e grocronologicos Ar-Ar
      Descrição: A presente proposta objetiva estabelecer um modelo genético para a acresção de terrenos relacionados ao cinturão Mineiro ao proto?cráton do São Francisco no paleoproterozoico. Neste sentido, o estudo enfocará a caracterização geológica-estrutural e obtenção de dados geocronológicos Ar-Ar em rochas metaígneas (ortognaisses e sequencias metavulcanossedimentares), rochas de falha e de zonas de cisalhamento entre as cidades de Lavras, Itumirim, Itutinga, Bom-Sucesso, Ibituruna e Nazareno, porção centro-sul do Estado de Minas Gerais. Historicamente os estudos estruturais desenvolvidos na área de estudo enfocaram sequências metassedimentares meso-neoproterozoicas, ficando o estudo estrutural de rochas metaígneas em segundo plano. Os modelos geotectônicos atuais, elaborados com base em geocronologia U-Pb e geoquímica (rocha total e Sm-Nd) carecem desse enfoque e de dados geocronológicos Ar-Ar que possam embasar as propostas de vergência de subducções e acresções, além da história metamórfica da região. Serão utilizados neste trabalho as seguintes ferramentas: (i) elaboração de seções geológico-estruturais, (ii) confecção de mapas digitais (software ArcGis), (iii) petrografia (óptica e por MEV) e (iv) geocronologia Ar-Ar de rochas metaígneas, rochas de falha e de zonas de cisalhamento, a partir do caminhamento ao longo de quarto perfis ou áreas-chave: (i) Lavras-Itumirim, (ii) Bom Sucesso-Ibituruna, (iii) Ibituruna-Nazareno e (iv) Nazareno-Itutinga. Os dados obtidos serão analisados em conjunto com dados cartográficos, geoquímicos (rocha total e Sm-Nd) e geocronológicos (U-Pb) já obtidos pela equipe do projeto e/ou disponíveis na literatura, para estabelecimento das relações entre conjuntos de rocha (individualização de terrenos), obtenção da vergência de transporte dos mesmos durante a amalgamação do cinturão Mineiro ao proto-cráton do São Francisco e, finalmente, a elaboração de um modelo geotectônico para a evolução do cinturão Mineiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Everton Marques Bongiolo - Coordenador / Christophe Renac - Integrante / Rudolph A.J. Trouw - Integrante / Ciro Alexandre Ávila - Integrante / Wilson Teixeira - Integrante / Débora Barros Nascimento - Integrante / José carlos Sicoli Seoane - Integrante / André Ribeiro - Integrante / Reiner neumann - Integrante / Thelson Julius dos Santos Silva - Integrante / Gabriela Boonen - Integrante / Douglas Renato Lima da Silva - Integrante / Bianca Saraiva Borges - Integrante / Beatriz Gomes Caetano - Integrante / Alinne Jéssica Dantas de Araújo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    8. 2013-2014. Estudo estrutural-geocronologico (Ar-Ar) para delimitacao de compartimentos tectonicos ao longo da Zona de Cisalhamento do Lenheiro, Sao Joao del Rei, MG
      Descrição: Em orógenos acrescionários, como o cinturão Mineiro, é de grande importância a combinação de mapeamento geológico-estrutural e datações radiométricas para sustentar modelos geológicos-geotectônicos de evolução crustal que incluam, tanto a organização espacial?temporal dos eventos, quanto a vergência de transporte dos terrenos envolvidos durante processos de acresções individuais. Neste contexto, muitos dos limites entre terrenos individuais são representados fisicamente por zonas de cisalhamento ou de falhas, geradas tanto durante quanto posteriormente às acresções. O objetivo principal da presente proposta é individualizar espacial e temporalmente parte dos terrenos paleoproterozoicos do cinturão Mineiro na região de São João del Rei, mais precisamente ao longo da Zona de Cisalhamento do Lenheiro (e falhas subsidiárias). O tema central da pesquisa envolve mapeamento geológico-estrutural e caracterização petrográfica (microtectônica) de rochas de zonas de falha e de cisalhamento, acompanhado de geocronologia Ar-Ar de minerais destas rochas. Estas informações serão integradas com dados de geoquímica e geocronologia da literatura, facilitando a comparação genética e temporal de associações de rochas e suas relações com falhas e zonas de cisalhamento para individualização de terrenos na área de estudo. O estudo se justifica pela carência de dados enfocando geologia estrutural e datações Ar-Ar de rochas de falha e zonas de cisalhamento em associações metaígneas na área desta proposta. Os modelos geotectônicos atuais, elaborados com base em geocronologia e geoquímica carecem desse enfoque para embasar as propostas de vergência de subducções e acresções da região. Serão utilizadas as seguintes ferramentas: (i) elaboração de seções geológico-estruturais que seccionam a Zona de Cisalhamento do Lenheiro, Falha do Lenheiro e falhas subsidiárias; (ii) confecção de mapas digitais; (iii) petrografia e; (iv) geocronologia Ar-Ar de rochas de falha e de zonas de cisalhamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Everton Marques Bongiolo - Coordenador / Ciro Alexandre Ávila - Integrante / Wilson Teixeira - Integrante / Débora Barros Nascimento - Integrante / José carlos Sicoli Seoane - Integrante / André Ribeiro - Integrante / Gustavo Luiz Campos Pires - Integrante / Natali Barbosa - Integrante / Marize Muniz Silva - Integrante / Maria Helena Bezerra Maia de Hollanda - Integrante / Filipe Menezes Rocha - Integrante / Maurício Bulhões Simon - Integrante / Flávio Pires Constantino da Silva - Integrante / Thelson Julius dos Santos Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    9. 2012-2014. Geologia estrutural e relacao com as mineralizacoes da Mina Pirquitas (Ag, Sn, Zn), Noroeste da Argentina
      Descrição: O Distrito mineiro de Pirquitas se localiza na Província de Jujuy, noroeste da Argentina e é considerada uma extensão do "Cinturão Estanífero Boliviano". É historicamente a maior produtora de Ag-Sn da Argentina (a partir de veios e placers) e considerada um depósito de classe mundial. Este projeto consiste em estudo e caracterização de ambientes hidrotermais e seus produtos e do condicionamento estrutural de mineralizações, com o intuito de compreender a gênese do minério de Ag-Sn-Zn. A escolha da região de estudo é justificada pela ausência, até o momento, de trabalhos de detalhe envolvendo o condicionamento estrutural da mineralização e a gênese da jazida com o uso de técnicas analíticas modernas, como mapeamento geológico-estrutural, descrição de testemunhos de sondagem, difratometria de raios X, inclusões fluidas, petrografia de luz transmitida e refletida e microscopia eletrônica de varredura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Everton Marques Bongiolo - Coordenador / André Ribeiro - Integrante / Reiner neumann - Integrante / Fernanda Monteiro Passamani - Integrante / Felipe Nepomuceno de Oliveira - Integrante.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    10. 2010-2012. Estudos de proveniencia de rochas e minerais ? as origens geologicas do territorio do Estado do Rio de Janeiro
      Descrição: A investigação das origens geológicas de um determinado território resgata a história da formação das rochas e domínios tectônicos, seus processos, sua constituição química e física e sua estrutura. Este estudo contribui não somente para o entendimento da evolução de uma área, mas também é fortemente aplicado na análise de recursos minerais e energéticos da região uma vez que recupera a trajetória dos bens minerais durante sua formação. O campo de estudo da proveniência das rochas e minerais tem crescido vertiginosamente na última década em virtude dos avanços tecnológicos em laboratórios de análises físico-químicas de materiais geológicos. No Rio de Janeiro, existe apenas um laboratório voltado para preparação de amostras geológicas, muito pouco para a demanda de estudos aqui realizados. Como conseqüência, pesquisadores das instituições fluminenses têm que mandar suas amostras no estado bruto para outros laboratórios brasileiros e até mesmo do exterior. A criação de um núcleo de estudos de proveniência no Departamento de Geologia da UFRJ congregará pesquisadores de distintas áreas da geologia, desde a geologia regional até a geologia do petróleo. Para a consolidação deste núcleo foram elencados dois problemas geológicos de proveniência para serem elucidados com o auxílio deste projeto e implantação do Laboratório de Amostras Geológicas (LAG). Mais de 88% do território continental do Estado do Rio de Janeiro é constituído por rochas cristalinas (metamórficas e ígneas) da porção central da Faixa Ribeira, distribuídas em quatro terrenos geológicos. Um dos problemas geológicos de proveniência mais intrigantes é a comparação entre as unidades litoestratigráficas para-derivadas destes terrenos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Everton Marques Bongiolo - Integrante / Cícera Neysi de Almeida - Integrante / Claudio Gerheim Porto - Integrante / Rudolph A.J. Trouw - Integrante / Renata da Silva Schmitt - Integrante / Ismar de Souza Carvalho - Coordenador / Júlio Cesar Mendes - Integrante / João Graciano Mendonça Filho - Integrante / Leonardo Borgui - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    11. 2010-2012. Revitalizacao da microscopia e desenvolvimento tecnologico
      Descrição: Este projeto objetiva a modernização de equipamentos ópticos do Departamento de Geologia da UFRJ, a fim de se adequarem às necessidades atuais de maior resolução, que incluem dispositivos de captação, reprodução e projeção de imagens de microscopia nas mais diversas áreas da Geologia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Everton Marques Bongiolo - Integrante / Cícera Neysi de Almeida - Integrante / Renata da Silva Schmitt - Integrante / Ismar de Souza Carvalho - Coordenador / Cláudia Gutterres Vilela - Integrante.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    12. 2010-2011. Comparacao geoquimica e geocronologica entre granitoides pos-tectonicos do Estado do Rio de Janeiro
      Descrição: No Estado do Rio de Janeiro, o magmatismo granítico relacionado aos estágios finais da Orogenia Brasiliana-Pan-Africana tem sido cartografado há algumas décadas por diversos autores, sendo identificados atualmente ~23 corpos tardi- a pós-tectônicos distribuídos no Cinturão Ribeira. Dados de litogeoquímica e de datações radiométricas com métodos precisos são disponíveis para apenas alguns desses corpos. Este estudo visa a compreensão mais apurada sobre a gênese, evolução e natureza química (e possível afinidade para mineralizações) deste evento magmático. Foram escolhidas duas áreas de estudo, nas proximidades dos municípios de Casimiro de Abreu e de Campos dos Goytacazes, devido à pequena quantidade de informações geológicas disponíveis na literatura, como o caso do Granito Sana (Casimiro de Abreu) ou ausência das mesmas, como por exemplo, o Granito Morro do Côco (Campos dos Goytacazes). A escolha destas áreas leva em conta a necessidade da obtenção de dados relacionados a: (i) mapeamento geológico de semi-detalhe na escala 1:25.000 (relações de corte e/ou de contemporaneidade, geologia estrutural etc); (ii) dados litogeoquímicos (os poucos dados já existentes foram obtidos em diversas épocas e por metodologias diferentes); (iii) geocronologia U-Pb em zircão, que é uma metodologia mais precisa do que as já utilizadas em alguns dos corpos granitóides em questão e; (iv) associação temporal entre magmatismo ácido e básico. Os novos dados obtidos, juntamente com outros já existentes, possibilitarão uma interpretação integrada sobre parte do magmatismo pós-tectônico do Cinturão Ribeira no Estado do Rio de Janeiro (RJ).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Everton Marques Bongiolo - Coordenador / Christophe Renac - Integrante / Renata da Silva Schmitt - Integrante / Patricia D'Almeida de Toledo Piza - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    13. 2009-2019. Evolucao da Litosfera e Depositos Minerais (Sigma 17524)
      Descrição: O objetivo geral deste projeto é a identificação e compreensão dos processos geológicos envolvidos na gênese e evolução das rochas crustais em diversas escalas de observação e na forma de interpretações integradas. É estudada a associação dos processos geodinâmicos com a ocorrência e distribuição dos diversos tipos de depósitos minerais reconhecidos mundialmente (e.g. Skinner, 1997), além de reconhecer a implicação dos condicionantes genéticos sobre a economicidade de depósitos e suas atividades prospectivas e exploratórias. Como objetivos específicos se incluem o reconhecimento e compreensão de: - Gênese e evolução de rochas ígneas, metamórficas e sedimentares; - Características geológicas de formação/concentração dos principais tipos de depósitos minerais e suas associações com processos geodinâmicos; - Utilização de metodologias e técnicas laboratoriais integradas e adequadas; - Processos de circulação, manutenção e de células convectivas de fluidos (mineralizados ou não) na crosta e seus condicionantes estruturais, de razão fluido/rocha e porosidade/permeabilidade (dinâmica de fluidos); - Origem e características físico-químicas (P-T-X) de fluidos associados à mineralizações; - Processos, mecanismos e princípios naturais envolvidos na origem, solubilização, transporte e deposição de metais e/ou gemas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Everton Marques Bongiolo - Coordenador / Márcia Elisa Boscato Gomes - Integrante / André Sampaio Mexias - Integrante / Milton L L Formoso - Integrante / Maria José Maluf Mesquita - Integrante / Alain Meunier - Integrante / Maria de Fátima S Bitencourt - Integrante / Patricia Patrier-Mas - Integrante / Daniel Beaufort - Integrante / Christophe Renac - Integrante / Marja Siitari-Kauppi - Integrante / Jorge Henrique Laux - Integrante.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    14. 2009-2013. Estudos termocronologicos Ar-Ar, cinematicos e magnetometrico das rochas e diques alcalinos da Ilha de Trindade
      Descrição: A proposta aqui apresentada tem como alvo a realização de estudos termocronológicos e análise cinemática dos diques alcalinos da Ilha de Trindade. O projeto envolve petrografia, MEV em minerais de interesse e geologia isotópica Ar-Ar com o objetivo de investigar a evolução temporal das intrusões alcalinas acompanhados de estudos de análise estrutural das intrusões mapeadas na ilha. O projeto visa, no plano científico, elaborar um panorama de reconstrução geológica integrando estudos já realizados ou em andamento pelo solicitante numa série de intrusões alcalinas ao largo da plataforma continental do Estado do Rio de Janeiro durante o Cretáceo. Em adição, a investigação aqui proposta permitirá melhorias na formação técnico-científica de alunos de graduação e de pós-graduação em Geologia e poderá contribuir ainda para temas importantes associados a questões fundamentais de interesse do Estado do Rio de Janeiro, como por exemplo, a natureza destes corpos alcalinos, sua(s) fonte(s) e forma de emplacement e evolução do paleorelevo e suas influências na sedimentação da plataforma continental responsável pela produção de mais de 80 % do petróleo no Brasil. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Everton Marques Bongiolo - Integrante / Mauro César Geraldes - Coordenador / Renata da Silva Schmitt - Integrante / Anderson C. Santos - Integrante / Gustavo Luiz Campos Pires - Integrante.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    15. 2009-2010. Equilibrio das condicoes P-X-T entre argilominerais e fluidos: utilizacao de isotopos estaveis e inclusoes fluidas
      Descrição: Os argilominerais são bons marcadores de paleocondições em uma série de sistemas geológicos, como resultado de fenômenos de recristalização, desestabilização mineral ou neoformação a partir de soluções. Porém, para que as interpretações dos dados de paleocondições sejam válidas, as fases minerais devem ser bem caracterizadas e separadas em termos de química, estrutura e condições do meio (ambiente) em que estes foram formados (P-X-T, i.e. pressão, composição e temperatura). Da mesma maneira que são definidas condições de T e P em ambientes metamórficos, os argilominerais representam seus ambientes de formação. Dados petrográficos são ratificados por dados experimentais termodinâmicos (em conjunto com a química dos fluidos envolvidos). Porém, os campos de estabilidade para argilominerais ainda são pouco precisos, devido aos poucos dados termodinâmicos disponíveis e a cinética complexa das reações em ambientes ricos em fluidos. O objetivo deste projeto é a caracterização das condições de equilíbrio P-X-T entre argilominerais e fluidos hidrotermais, usando como exemplo o sistema pórfiro-epitermal de Lavras do Sul/RS. Para isto se espera adquirir dados (i) mineralógicos (identificação, politipismo, morfologia de cristais, grau de desenvolvimento de reações, cristalinidade relativa ? FWHM, composição química) de argilominerais cristalizados em diferentes fácies de alteração e (ii) geoquímicos, como análises de isótopos estáveis (δ18O, δD) dos mesmos minerais e estudos de inclusões fluidas em minerais coexistentes (e.g. quartzo, calcita), para obtenção de dados de composição química e física de fluidos, além da temperatura de cristalização de argilominerais, carbonatos e quartzo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Everton Marques Bongiolo - Coordenador / Márcia Elisa Boscato Gomes - Integrante / André Sampaio Mexias - Integrante / Christophe Renac - Integrante / Mariana Brando Soares - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    16. 2007-2011. Reacoes minerais e transferencias de elementos quimicos ligados as interacoes solucoes-rocha: aplicacao da petrografia quantitativa e da tomografia a analise tridimensional de rochas alteradas
      Descrição: A existência de sistemas de alteração baseia-se na circulação de fluídos fora de equilíbrio em uma rocha. Um estudo integrado dos sistemas e processos de interação fluído-rocha requer: (a) uma visão quantitativa das reações minerais e de suas transformações associadas a rede de poros da rocha; (b) uma visão tridimensional das transferências difusivas e convectivas das soluções. Assim, é possível precisar a dinâmica dos sistemas de alteração que envolvem as reações minerais e a transferência de fluidos. O projeto associa duas equipes de pesquisadores em torno de uma grande questão: quais são as relações entre a composição químico mineralógica e as microestruturas das rochas? As respostas a essa questão auxiliarão na compreensão dos mecanismos de formação de jazidas minerais, bem como na capacidade de certas rochas de servirem como barreiras naturais para a colocação de resíduos nucleares. Até o presente, o papel das microestruturas era de difícil compreensão devido a grande dificuldade em quantificar parâmetros microestruturais como: a repartição da porosidade conectada e medir a superfície real dos minerais em contato com os fluidos. Progressos recentes no tratamento da cartografia elementar (Prêt et al., 2006a,b), na análise de imagens produzidas por microtomografia de raios X (Cnudde et al., 2006) e de autoradiografias (Sardini et al., 2006) permitem a integração destes parâmetros nos modelos de interação fluido/rocha ( a petrografia quantitativa ). O campo de aplicação da petrografia quantitativa torna-se extremanente vasto, tanto para objetos naturais (rochas) quanto para materiais artificiais (barreiras argilosas, concreto, etc).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Everton Marques Bongiolo - Integrante / Márcia Elisa Boscato Gomes - Integrante / André Sampaio Mexias - Coordenador / Milton L L Formoso - Integrante / Alain Meunier - Integrante / Patricia Patrier-Mas - Integrante / Daniel Beaufort - Integrante / Paul Sardini - Integrante / Lauro Valentin Stoll Nardi - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    17. 2007-2008. Mapeamento Geologico da Folha Lagoa da Meia Lua 1:100000
      Descrição: O objetivo deste projeto é o mapeamento geológico da folha Lagoa da Meia Lua 1:100.000 ? MI-2994, prospecção geoquímica e mineralógica, cadastramento e reavaliação de ocorrências minerais conhecidas na área (parte dos municípios de São Gabriel, Dom Pedrito, Santa Margarida do Sul e Lavras do Sul). Os dados geológicos conhecidos da Folha Bagé foram reunidos por Porcher (1987; Mapa Metalogenético 1:250.000). Nesse trabalho o autor realizou prospecção por concentrados de bateia, identificando anomalias para ouro e cassiterita em granitóidess. Na área de estudo afloram rochas metamórficas, gnaisses granulíticos e granitóides do Bloco Taquarembó e meta-vulcanossedimentares, ultramáficas, gnaisses anfibolíticos e granitos do Bloco São Gabriel, com ocorrências de ouro, molibdenita, cobre e depósitos de mármores (metacalcários calcíticos e dolomíticos) e coberturas gonduânicas. Embora constitua um ambiente favorável metalogeneticamente, esta área nunca foi mapeada em escala maior que 1:250.000, nem levantada por um programa sistemático de prospecção geoquímica. Pretende-se, assim, com este trabalho, ampliar o conhecimento sobre a área, de forma a definir alvos prospectivos, que possam ser estudados em nível de detalhe.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Everton Marques Bongiolo - Coordenador / Jorge Henrique Laux - Integrante. Financiador(es): Ministério de Minas e Energia - Auxílio financeiro.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    18. 2006-2009. Sistemas epitermais (Au-Cu) do escudo Sul-rio-grandense: estudo comparativo dos alvos de Torquato Severo-Lavras do Sul-Minas do Camaqua/RS
      Descrição: O presente projeto é fruto de trabalhos desenvolvidos na região de Lavras do Sul Caçapava do Sul e Minas do Camaquã nos últimos 20 anos por uma equipe do IGEO-UFRGS. Neste projeto estão englobados três linhas de ação científica abaixo descritos. A presente proposta envolve a execução de 3 trabalhos de conclusão em nível de graduação de geologia em 2006 e prevê dois mestrados com início em março de 2007 com alunos a serem indicados. Também a presente proposta envolve a participação colaborativa da empresa Mineração Iamgold Brasil Ltda. que atua na região há cerca 2-3 anos e que já participa de cooperação com os trabalhos em desenvolvimento pela equipe, permitindo acesso aos testemunhos de sondagem e algum apoio logístico. Igualmente faz parte do alicerce da proposta, recente acordo de cooperação firmado entre os reitores das universidades da UFRGS e Université de Poitiers (França) através de seus órgãos específicos no âmbito da Geociências (Instituto de Geociências e HydrASA) que contempla, além de intercâmbio de pesquisadores-professores e teses de doutorado de co-tutela, intercâmbio de alunos (mestrado no Brasil e nível master 2 na França).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Everton Marques Bongiolo - Integrante / Márcia Elisa Boscato Gomes - Integrante / André Sampaio Mexias - Coordenador / Norberto Dani - Integrante / Clóvis C. Carraro - Integrante / José Carlos Frantz - Integrante / Daniel Beaufort - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
      Descrição: O presente projeto é fruto de trabalhos desenvolvidos na região de Lavras do Sul ?Caçapava do Sul e Minas do Camaquã nos últimos 20 anos por uma equipe do IGEO-UFRGS (Mestrado e Doutorado do Prof. André Mexias; Mestrado e Doutorado de Everton Bongiolo; Doutorado do Prof. Clóvis Carraro e publicações ? ver referências bibliográficas). Neste projeto estão englobados três linhas de ação científica abaixo descritos. A presente proposta envolve a execução de 3 trabalhos de conclusão em nível de graduação de geologia em 2006 (em andamento ? Paola Castro, Guilherme Troian e Rodrigo Travassos) e prevê dois mestrados com início em março de 2007 com alunos a serem indicados. Também a presente proposta envolve a participação colaborativa da empresa Mineração Iamgold Brasil Ltda. que atua na região há cerca 2-3 anos e que já participa de cooperação com os trabalhos em desenvolvimento pela equipe, permitindo acesso aos testemunhos de sondagem e algum apoio logístico. Igualmente faz parte do alicerce da proposta, recente acordo de cooperação firmado entre os reitores das universidades da UFRGS e Univ. POITIERS (França) através de seus órgãos específicos no âmbito da Geociências (Instituto de Geociências e HydrASA) que contempla, além de intercâmbio de pesquisadores-professores e teses de doutorado de co-tutela, intercâmbio de alunos nível mestrado no Brasil e nível master 2 na França.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Andre Sampaio Mexias - Coordenador / Daniel Beaufort - Integrante / Norberto Dani - Integrante / José Carlos Frantz - Integrante / CLÓVIS CARLOS CARRARO - Integrante / Everton Bongiolo - Integrante / Marcia Boscato Gomes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Andre Sampaio Mexias.
    19. 2006-2007. Caracterizacao petrologica das cloritas e dos minerais detriticos pesados nos arenitos da area do Campo de Mexilhao - Bacia de Santos
      Descrição: Compreensão dos controles deposicionais e diagenéticos sobre a qualidade dos reservatorios, origem e padrões de distribuição de arenitos do Campo de Mexilhão - Bacia de Santos, com base em técnicas integradas de microscopia eletrônica, difatometria de raios x, geoquimica isotopica e analises de minerais pesados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Everton Marques Bongiolo - Integrante / Márcia Elisa Boscato Gomes - Integrante / André Sampaio Mexias - Coordenador / Norberto Dani - Integrante / Rogério Shiffer de Souza - Integrante / Marcus Vinicius Dornelles Remus - Integrante / Christophe Renac - Integrante / Giovanna Machado - Integrante / Sadoon Morad - Integrante. Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Cooperação.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
      Descrição: O presente estudo tem como objetivo a obtenção de dados através da aplicação de técnicas integradas, tais como microscopia eletrônica, difratometria de raios-X e geoquímica isotópica, análises de minerais pesados, que serão usados para entender os controles deposicionais e diagenéticos sobre a qualidade dos reservatórios e fornecer importantes informações sobre sua origem e padrões de distribuição dos arenitos da área do Campo de Mexilhão, Bacia de Santos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Andre Sampaio Mexias - Coordenador / Norberto Dani - Integrante / Marcus Remus - Integrante / EVERTON BONGIOLO - Integrante / Marcia Boscato Gomes - Integrante / Christophe Renac - Integrante. Financiador(es): Petróleo Brasileiro S/A - Auxílio financeiro.
      Membro: Andre Sampaio Mexias.
    20. 2002-2006. O Estudo da Alteracao Hidrotermal e Metalogenese no Distrito Aurifero de Lavras do Sul, RS, Brasil
      Descrição: Este estudo tem como objetivos a caracterização dos processos hidrotermais relacionados à mineralização de ouro, na região de Lavras do Sul - RS, enfatizando a compreensão dos fluidos, em termos de composição, idade e relação temporal com as rochas hospedeiras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Everton Marques Bongiolo - Integrante / Márcia Elisa Boscato Gomes - Integrante / André Sampaio Mexias - Coordenador / Milton L L Formoso - Integrante / Guilherme Casarotto Troian - Integrante / Thiago Milara Kersting - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    21. 2000-2006. Estudo dos processos de formacao dos minerais gerados em eventos pos-magmaticos em basaltos da Bacia do Parana, RS
      Descrição: Estudo da evolução da mineralogia pós-magmática dos basaltos, especialmente ametistas, a fim de estabelecer as condições de formação e de estabilidade destes minerais. O objetivo específico é a determinação dos processos de formação e de crescimento cristalino de ametistas e minerais associados no interior de geodos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Everton Marques Bongiolo - Integrante / Márcia Elisa Boscato Gomes - Coordenador / André Sampaio Mexias - Integrante / Milton L L Formoso - Integrante / Alain Meunier - Integrante / Thiago Milara Kersting - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (25)
    1. Aprovado em concurso público para professor Adjunto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).. 2019.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    2. Orientador de trabalho menção honrosa de sessão do DEGEO, 41a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, UFRJ.. 2019.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    3. Orientador de dois trabalhos com menção honrosa em sessões do DEGEO, 40a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, UFRJ.. 2018.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    4. Professor homenageado da turma de formandos em geologia da UFRJ, UFRJ.. 2018.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    5. Orientador de trabalho menção honrosa de sessão do DEGEO, 39a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, UFRJ.. 2017.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    6. Orientador de melhor trabalho de sessão do DEGEO, 38a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, UFRJ.. 2016.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    7. Orientador de melhor trabalho do DEGEO, 38a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, UFRJ., UFRJ.. 2016.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    8. Orientador de trabalho destaque do CCMN, 38a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, UFRJ., UFRJ.. 2016.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    9. Co-orientador de melhor trabalho em sessão do DEGEO, 37a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, UFRJ.. 2015.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    10. Co-orientador de melhor trabalho do DEGEO, 37a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, UFRJ.. 2015.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    11. Co-orientador de melhor trabalho de sessão do Museu Nacional, 35a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, UFRJ.. 2013.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    12. Co-orientador de melhor trabalho em sessão do DEGEO, 35a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, UFRJ.. 2013.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    13. Orientador de melhor trabalho de sessão do DEGEO, 34a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, UFRJ.. 2012.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    14. Professor homenageado da turma de formandos em geologia da UFRJ, UFRJ.. 2012.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    15. Co-orientador de melhor trabalho de sessão do DEGEO, 33a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, UFRJ.. 2011.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    16. Co-orientador de melhor trabalho do Museu Nacional, 33a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, UFRJ.. 2011.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    17. Co-orientador de melhor trabalho de sessão do DEGEO, 32a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, UFRJ.. 2010.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    18. Aprovado em concurso público para professor Adjunto, Universidade Federal do Paraná (UFPR).. 2008.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    19. Aprovado em concurso público para professor Adjunto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).. 2008.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    20. Tese de doutoramento indicada pela UFRGS ao Prêmio Capes de Teses 2007, Capes.. 2007.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    21. Aprovado em concurso público para professor Adjunto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).. 2007.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    22. Tese de doutoramento aprovada com voto de louvor, UFRGS e Université de Poitiers (por unanimidade).. 2006.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    23. Aprovado em 6° lugar em concurso público nacional, Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM).. 2006.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    24. Aprovado em concurso público para professor substituto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).. 2006.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.
    25. Melhor trabalho de sessão - Geociências, XI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, UFRGS.. 1999.
      Membro: Everton Marques Bongiolo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (30)
    1. Mineração submarina: novas fronteiras exploratórias."Importância, perspectivas e participação do Brasil no International Ocean Discovery Program (IODP)". 2019. (Simpósio).
    2. 48 Congresso Brasileiro de Geologia. Origem dos pegmatitos de Ponta Negra (RJ) e implicações nos estágios tardi- a pós-colisionais do Gondwana. 2016. (Congresso).
    3. XXVI Semana de Estudos Geológicos UFRRJ.A geologia da Ilha de Trindade: evolução do conhecimento nos últimos 50 anos. 2016. (Encontro).
    4. IODP Drilling Proposals in the Brazilian Equatorial Margin (BEM).Precambrian oceanic rocks. 2014. (Encontro).
    5. XXIII Semana de Estudos Geológicos UFRRJ.Metalogenia e Gênese de Depósitos Minerais. 2013. (Encontro).
    6. IV Semana Acadêmica de Geologia da UERJ.Geologia Econômica: Modelos de depósitos minerais. 2012. (Outra).
    7. Oil Gas Workshop. Geology of the basement of the SE Brazilian continental margin and its African counterpart. 2012. (Congresso).
    8. 14 Gondwana. Indirect evidence of ediacaran glaciation through stable isotopes (O, H) of hydrothermal alteration at lavras do Sul, Brazil. 2011. (Congresso).
    9. 45 Congresso Brasileiro de Geologia. Evolução isotópica (O, H) da alteração no sistema pórfiro-epitermal de Lavras do Sul (RS): fluidos magmáticos e recarga meteórica de origem glacial em ca. 600-580 Ma. 2010. (Congresso).
    10. Encontro Franco-Brasileiro de Argilas e Argilominerais em Ambientes de Baixa e Alta Temperaturas.Caracterização de argilominerais dioctaédricos em ambientes hidrotermais: Exemplo do sistema porfiro-epitermal de Lavras do Sul/RS.. 2008. (Encontro).
    11. XIII Congreso Latinoamericano de Geología y XIV Congreso Peruano de Geología. 2008. (Congresso).
    12. Inova UFRGS - Mostra de Pesquisa e Pós-Graduação e Feira de Inovação Tecnológica.Indicação ao Prêmio Capes de Teses 2007. 2007. (Outra).
    13. 43 Congresso Brasileiro de Geologia. Identificação de estágios de alteração em argilominerais: integração de dados mineralógicos, química mineral e isótopos estáveis (d18D, dD) no sistema hidrotermal de Lavras do Sul/RS. 2006. (Congresso).
    14. 32 International Geological Congress. Constraints on gold mineralization from Lavras do Sul region/RS - Brazil. 2004. (Congresso).
    15. Dez Anos de Microssonda Eletrônica em Porto Alegre.O uso de microssonda eletrônica no estudo de assembléias minerais ígneas, metamórficas, de alteração hidrotermal e intempérica. 2004. (Encontro).
    16. I Encontro sobre a Estratigrafia do Rio Grande do Sul - Escudo e Bacias.Geocronologia do hidrotermalismo versus magmatismo no distrito aurífero de Lavras do Sul/RS. 2003. (Encontro).
    17. IV South American Simposium on Isotope Geology.Pb-Pb analysis in pyrites associated to vein- and phyllic alterations in the Lavras do Sul gold mining district, RS - Brazil. 2003. (Simpósio).
    18. XLI Congresso Brasileiro de Geologia. Características das mineralizações e química de minerais hidrotermais na região de Lavras do Sul - RS. 2002. (Congresso).
    19. I International workshop on clays. 2001. (Simpósio).
    20. LII Reunião Anual da SBPC e VII Jornada Nacional de Iniciação Científica.Quantificação das perdas e ganhos de elementos químicos durante o processo de propilitização nas rochas da área do Bloco do Butiá no distrito aurífero de Lavras do Sul/RS. 2000. (Outra).
    21. V Congreso de Mineralogía y Metalogenía. Quantificação das perdas e ganhos de elementos químicos durante o processo de propilitização nas rochas da área do Bloco do Butiá no distrito aurífero de Lavras do Sul/RS. 2000. (Congresso).
    22. XI Salão de Iniciação Científica.Quantificação das perdas e ganhos de elementos químicos durante o processo de propilitização nas rochas da área do Bloco do Butiá no distrito aurífero de Lavras do Sul/RS. 1999. (Outra).
    23. Vivendo com a Terra. 1998. (Seminário).
    24. X Salão de Iniciação Científica.Estudo das inclusões fluidas associadas às rochas propilitizadas no Complexo Granítico Lavras, Lavras do Sul/RS. 1998. (Outra).
    25. XXX Congresso Brasileiro de Geologia. 1998. (Congresso).
    26. Agenda 21- A Construção do Desenvolvimento Sustentável. 1997. (Seminário).
    27. A Gestão Ambiental do Planeta. 1996. (Seminário).
    28. XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA. XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA. 1996. (Congresso).
    29. VI Simpósio Sul-brasileiro de Geologia e I Encontro de Geologia do Cone Sul. 1995. (Simpósio).
    30. 38 Congresso Brasileiro de Geologia. 1994. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. Bongiolo, E.M.. 9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2018. (Outro).. . 0.
    2. BONGIOLO, E. M.; MILLS, H.. Convener - Session Geomicrobiology and Geochemistry. 2014. Congresso
    3. BONGIOLO, E. M.. XIII Congresso Brasileiro de Geoquímica e III Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul. 2011. (Congresso).. . 0.
    4. BONGIOLO, E. M.; PORTO, C. G. ; BRITO, R. S. C.. Convener - Session Gondwana metallogenesis. 2011. Congresso
    5. BONGIOLO, E. M.. 12 Simpósio de Geologia do Sudeste e 16 Simpósio de Geologia de MG. 2011. (Congresso).. . 0.
    6. BONGIOLO, E. M.; MEXIAS, André Sampaio ; CONCEIÇÃO, Rommulo V ; COSTA, J.A. ; FORMOSO, Milton L L ; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; MEUNIER, Alain ; NARDI, L. V. S. ; RENAC, Christophe ; MISUZAKI, A. M. P. ; NUNES, D. ; ANGELICA, R.. Encontro Franco-Brasileiro de Argilas e Argilominerais em Ambientes de Baixa e Alta Temperaturas. 2008. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (8)
    • Everton Marques Bongiolo ⇔ Andre Sampaio Mexias (29.0)
      1. LOPES, R. W. ; MEXIAS, André Sampaio ; PHILLIP, Ruy Paulo ; Bongiolo, E. M. ; RENAC, Christophe ; BICCA, M. ; FONTANA, E.. Au Cu Ag mineralization controlled by brittle structures in Lavras do Sul Mining District and Seival Mine deposits, Camaquã Basin, southern Brazil. JOURNAL OF SOUTH AMERICAN EARTH SCIENCES. v. 88, p. 197-215, issn: 0895-9811, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BONGIOLO, Everton Marques ; Renac, Christophe ; Mexias, André Sampaio ; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; Ronchi, Luiz Henrique ; Patrier-Mas, Patricia. Evidence of Ediacaran glaciation in southernmost Brazil through magmatic to meteoric fluid circulation in the porphyry epithermal Au Cu deposits of Lavras do Sul. Precambrian Research. v. 188, p. 404-419, issn: 0301-9268, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. BONGIOLO, E. M.; PATRIER-MAS, Patricia ; MEXIAS, André Sampaio ; BEAUFORT, Daniel ; FORMOSO, Milton L L. Spatial and temporal evolution of hydrothermal alteration at Lavras do Sul/Brazil: evidence from dioctahedral clay minerals. Clays and Clay Minerals. v. 56(2), p. 222-243, issn: 0009-8604, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MEXIAS, André Sampaio ; BONGIOLO, Everton Marques ; GOMES, M. E. B. ; FORMOSO, Milton Luis Laquintinie ; FRANTZ, José Carlos. Alterações Hidrotermais e Mineralizações nas Rochas da Associação Plutono-Vulcano-Sedimentar da Região de Lavras do Sul - RS. Em: Roberto Iannuzzi; José Carlos Frantz. (Org.). 50 Anos de Geologia: Instituto de Geociências. Contribuições. Prto Alegre - RS. : Comunicação e Identidade, CIGO e UFRGS. 2007.v. 1, p. 143-160.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. BONGIOLO, E. M.; CONCEIÇÃO, Rommulo V ; MEXIAS, André Sampaio. Pb-Pb analysis in pyrites associated to vein- and phyllic alterations in the Lavras do Sul Gold Mining District, RS - Brazil. Em: IV South American Symposium on Isotope Geology, 2003, Salvador. Short Paper - IV South American Symposium on Isotope Geology, v. ST02, p. 717-719, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. MEXIAS, André Sampaio ; BONGIOLO, E. M. ; SIAL, Alcides N ; FORMOSO, Milton L L ; GOMES, Márcia Elisa Boscato. Estudos Preliminares de Isótopos de C e O em Carbonatos Hidrotermais no Distrito Aurífero de Lavras do Sul/RS - BRASIL. Em: IX Congresso Brasileiro de Geologia, 2003, Belém. resumo do IX Congresso Brasileiro de Geoquímica, v. 1, p. 430-432, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. Dijeane Rigo ; MEXIAS, A. S. ; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; Denise Canarim ; COSTA, Jorge Alberto ; BONGIOLO, Everton Marques. Rochas Lamprofíricas Hidrotermalizadas e suas relaçoes com a mineralização auro-cuprífera no distriti aurífero de Lavras do Sul/RS. Em: 45 Congresso Brasileiro de Geologia, 2010, Belém. Anais do 45 Congresso Brasileiro de Geologia, v. PAP350, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. Gomes, Márcia Elisa Boscato; MEXIAS, André Sampaio ; FORMOSO, Milton Luis Laquintinie ; BONGIOLO, Everton Marques. CLAY MINERALS OF FLOOD BASALTIC ROCKS. Em: XIV International Clay Conference, 2009, Castellaneta Marina. XIV International Clay Conference, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. CASARIN, D. ; MEXIAS, André Sampaio ; TROIAN, G. C. ; Ronchi, Luiz Henrique ; Renac, Christophe ; BONGIOLO, Everton Marques ; Gomes, Márcia Elisa Boscato. CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DAS ALTERAÇÕES HIDROTERMAIS NAS MINAS DO CAMAQUÃ/RS. NOVOS DADOS DE ISÓTOPOS ESTÁVEIS E INCLUSÕES FLUIDAS. Em: 44 Congresso Brasileiro de Geologia, 2008, Curitiba. Anais do 44 Congresso Brasileiro de Geologia, v. único, p. 689-689, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. RIGO, D.A. ; MEXIAS, André Sampaio ; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; BONGIOLO, E. M. ; RENAC, Christophe ; CANARIM, D. M. ; COSTA, J.A.. ISÓTOPOS ESTÁVEIS DE CARBONO E OXIGÊNIO EM CARBONATOS DE ORIGEM HIDROTERMAL NO DISTRITO AURÍFERO DE LAVRAS DO SUL/RS. Em: Congresso Brasileiro de Geologia, 2008, Curitiba. Anais do 44 Congresso Brasileiro de Geologia, v. único, p. 694-694, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. CASTRO, Paola Torres de ; TROIAN, Guilherme Casarotto ; PUERARI, Lucas ; BONGIOLO, E. M. ; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; MEXIAS, André Sampaio. Estudo das micas brancas associads à alteração hidrotermal no Distrito Aurífero de Lavras do Sul/RS. Em: XVII Salão de Iniciação Científica e XIV Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 2005, Porto Alegre. XVII Salão de Iniciação Científica e XIV Feira de Iniciação Científica da UFRGS, v. cet05, p. 95-95, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. MEXIAS, A. S.; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; BONGIOLO, Everton ; DANI, Norberto. Episyenite as precursors of gold mineralization in Bloco do Butiá Mine, Lavras do Sul/ Brazil. Em: 32nd International Geological Congress, 2004, Florença. 32nd International Geological Congress, v. 8-34, p. 52-52, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. GOMES, Márcia Elisa Boscato ; MEXIAS, André Sampaio ; BONGIOLO, E. M. ; DANI, Norberto. Constraints on amethyst mineralization from Alto Uruguai District, Rio Grande do Sul, Brazil. Em: 32nd International Geological Congress, 2004, Florença. 32nd International Geological Congress, v. 162-34, p. 760-760, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. BONGIOLO, E. M.; MEXIAS, André Sampaio ; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; FORMOSO, Milton L L. CONSTRAINTS ON GOLD MINERALIZATION FROM LAVRAS DO SUL REGION /RS - BRAZIL. Em: 32nd International Geological Congress, 2004, Florença. 32nd International Geological Congress, v. 8-5, p. 46-46, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. BONGIOLO, E. M.; TROIAN, Guilherme Casarotto ; MEXIAS, André Sampaio ; GOMES, Márcia Elisa Boscato. Estudo da Alteraçao Hidrotermal em testemunhos de sondagem na Mina Valdo Teixeira - Lavras do Sul/RS. Em: XLII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA., 2004, Araxá. XLII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, v. unico, p. PDF 30-520, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. CASTRO, Paola Torres de ; TROIAN, Guilherme Casarotto ; BONGIOLO, E. M. ; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; MEXIAS, André Sampaio. Caracterização petrográfica de micas brancas associadas à alteração fílica no Distrito Aurífero de Lavras do Sul. Em: XVI Salão de Iniciação Científica e XIII Feira de Iniciação Científica, 2004, Porto Alegre. XVI Salão de Iniciação Científica e XIII Feira de Iniciação Científica, v. cet04, p. 50-51, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. TROIAN, Guilherme Casarotto ; CASTRO, Paola Torres de ; BONGIOLO, E. M. ; MEXIAS, André Sampaio ; GOMES, Márcia Elisa Boscato. Caracterização petrográfica da alteração hidrotermal da área da Mina Valdo Teixeira - Lavras do Sul/RS. Em: XVI Salão de Iniciação Científica e XIII Feira de Iniciação Científica, 2004, Porto Alegre. XVI Salão de Iniciação Científica e XIII Feira de Iniciação Científica, v. cet04, p. 52-52, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. KERSTING, Thiago Milara ; CRUZ, Rodrigo Fabiano da ; MACHADO, Tamara França ; MEXIAS, A. S. ; BONGIOLO, Everton Marques ; GOMES, Márcia Elisa Boscato. Avaliação das Transformações Mineralógicas Relacionadas às Perdas e Ganhos de Elementos Químicos no Processo de Alteração Hidrotermal de Basaltos na Formação Serra Geral, Região do Alto Uruguai. Em: XVI Salão de Iniciação Científica e XIII Feira de Iniciação Científica, 2004, Porto Alegre. XVI Salão de Iniciação Científica e XIII Feira de Iniciação Científica, v. cet04, p. 97-97, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. BORN, Christian Corrêa ; TROIAN, Guilherme Casarotto ; BONGIOLO, E. M. ; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; MEXIAS, André Sampaio. Caracterização dos veios de quartzo da Mina Aurora - Lavras do Sul/RS. Em: XV Salão de Iniciação Científica e XII Feira de Iniciação Científica, 2003, Porto Alegre. XV Salão de Iniciação Científica e XII Feira de Iniciação Científica, v. cet03, p. 80-81, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. MEXIAS, André Sampaio ; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; FORMOSO, Milton L L ; BONGIOLO, E. M.. Geoquímica dos Epissienitos da área do Bloco do Butiá - Lavras do Sul - RS. Em: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA., 2002, João Pessoa. XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA. A Geologia e o Homem, v. 1, p. 456-456, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. MEXIAS, André Sampaio ; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; BONGIOLO, E. M. ; FORMOSO, Milton L L. Perdas e ganhos geoquímicos associados ao hidrotermalismo da área do Bloco do Butiá - Lavras do Sul/RS. Em: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA., 2002, João Pessoa. XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA. A Geologia e o Homem, v. 1, p. 455-455, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. BONGIOLO, E. M.; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; MEXIAS, André Sampaio ; CONCEIÇÃO, Rommulo V ; SIAL, Alcides N. Estudo isotópico (O, H, C,S, Rb-Sr) em minerais associados às mineralizações do distrutio aurpifero de Lavras do Sul/RS. Em: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA., 2002, João Pessoa. XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA. A Geologia e o Homem, v. 1, p. 489-489, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      23. GOMES, M. E. B.; MEXIAS, André Sampaio ; BONGIOLO, Everton Marques ; FORMOSO, Milton Luis Laquintinie. Características das mineralizações e química de minerais hidrotermais na região de Lavras do Sul - RS. Em: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA., 2002, João Pessoa. XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA. A Geologia e o Homem, v. único, p. 435-435, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      24. GOMES, M. E. B.; SOUZA, Bibiana M C ; BONGIOLO, Everton Marques ; MEXIAS, André Sampaio. Caracterização Textural de Veios de Quartzo do Distrito Aurífero de Lavras do Sul/RS. Em: XIV Salão de Iniciação Científica e XI Feira de Iniciação Científica, 2002, Porto Alegre. XIV Salão de Iniciação Científica e XI Feira de Iniciação Científica. Porto Alegre: UFRGS, v. cet02, p. 27-27, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      25. MEXIAS, André Sampaio ; GOMES, M. E. B. ; FORMOSO, Milton Luis Laquintinie ; BONGIOLO, Everton Marques ; FALLICK, A. Chlorites and Phengites from Hydrothermal gold Mineralization of Bloco do Butiá, RS - Brazil. Em: The 12th International Clay Conference, 2001, Bahía Blanca. Abstracts - Program and participants addresses. Bahía Blanca: Universidade Nacional del Sur, v. unico, p. 230-230, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      26. RIVERA, Cristiane Butori ; BONGIOLO, E. M. ; MEXIAS, André Sampaio ; GOMES, Márcia Elisa Boscato. Contribuição ao estudo petrológico e geoquímico do hidrotermalismo na região aurífera do Bloco do Butiá - Lavras do Sul/ RS. Em: XI Salão de Iniciação Científica e VIII Feira de Iniciação Científica, 1999, Porto Alegre. UFRGS/PROPESQ. Porto Alegre: UFRGS, v. cet99, p. 66-67, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      27. BONGIOLO, E. M.; RIVERA, Cristiane Butori ; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; MEXIAS, André Sampaio. Quantificação das perdas e ganhos de elementos químicos durante o processo de propilitização das rochas da área do Bloco do Butiá no Distrito Aurífero de Lavras do Sul, RS. Em: XI Salão de Iniciação Científica e VIII Feira de Iniciação Científica, 1999, Porto Alegre. UFRGS/PROPESQ. Porto Alegre: UFRGS, v. cet99, p. 47-47, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      28. STUMPF, L. ; BONGIOLO, E. M. ; MEXIAS, André Sampaio ; MESQUITA, M.J.M. ; GOMES, M. E. B.. Estudo de inclusões fluidas associadas às rochas propilitizadas no Complexo Granítico Lavras, Lavras do Sul, RS. Em: X Salão de Iniciação Científica e VII Feira de Iniciação Científica, 1998, Porto alegre. UFRGS/PROPESQ. Porto Alegre: UFRGS, v. cet98, p. 39-39, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      29. NAUMANN, M.H. ; BONGIOLO, E. M. ; GOMES, M. E. B. ; LAUAR, C. R. ; MEXIAS, André Sampaio ; FORMOSO, Milton Luis Laquintinie. Utilização de Dados Paleomagnéticos no Estudo de Rochas Basálticas da Região de Frederico Westphalen, Bacia do Paraná - RS. Em: X Salão de Iniciação Científica e VII Feira de iniciaçào Científica, 1998, Porto Alegre. UFRGS/PROPESQ. Porto Alegre: UFRGS, v. cet98, p. 27-27, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Everton Marques Bongiolo ⇔ Márcia Elisa Boscato Gomes (19.0)
      1. BONGIOLO, Everton Marques ; Renac, Christophe ; Mexias, André Sampaio ; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; Ronchi, Luiz Henrique ; Patrier-Mas, Patricia. Evidence of Ediacaran glaciation in southernmost Brazil through magmatic to meteoric fluid circulation in the porphyry epithermal Au Cu deposits of Lavras do Sul. Precambrian Research. v. 188, p. 404-419, issn: 0301-9268, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BONGIOLO, E. M.; Bongiolo, D.E. ; SARDINI, P. ; MEXIAS, André Sampaio ; SIITARI-KAUPPI, M. ; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; FORMOSO, Milton L L. Quantification of porosity evolution from unaltered to propylitic-altered granites: The 14C-PMMA Method applied on the hydrothermal system of Lavras do Sul, Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso). v. 79, p. 503-517, issn: 0001-3765, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MEXIAS, André Sampaio ; BONGIOLO, Everton Marques ; GOMES, M. E. B. ; FORMOSO, Milton Luis Laquintinie ; FRANTZ, José Carlos. Alterações Hidrotermais e Mineralizações nas Rochas da Associação Plutono-Vulcano-Sedimentar da Região de Lavras do Sul - RS. Em: Roberto Iannuzzi; José Carlos Frantz. (Org.). 50 Anos de Geologia: Instituto de Geociências. Contribuições. Prto Alegre - RS. : Comunicação e Identidade, CIGO e UFRGS. 2007.v. 1, p. 143-160.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Dutra, Cristoane Rubini ; Ferreira, Carlos Henrique Nalin ; MESQUITA, M.J.M. ; GOMES, M. E. B. ; BONGIOLO, E. M. ; Arioli, Edir Edemir. Variações estruturais e texturais no Derrame Salto Segredo, Formação Serra geral, Paraná. Em: IV Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados, 2008, Foz do Iguaçu. Anais do V Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados, v. 1, p. 1-5, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Ferreira, Carlos Henrique Nalin ; Dutra, Cristoane Rubini ; GOMES, M. E. B. ; MESQUITA, M.J.M. ; BONGIOLO, E. M. ; Arioli, Edir Edemir. Características estruturais de um derrame e estratigrafia da região de Salto segredo. Em: IV Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados, 2008, Foz do Iguaçu. Anais do IV Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados, v. 1, p. 1-6, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. Dijeane Rigo ; MEXIAS, A. S. ; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; Denise Canarim ; COSTA, Jorge Alberto ; BONGIOLO, Everton Marques. Rochas Lamprofíricas Hidrotermalizadas e suas relaçoes com a mineralização auro-cuprífera no distriti aurífero de Lavras do Sul/RS. Em: 45 Congresso Brasileiro de Geologia, 2010, Belém. Anais do 45 Congresso Brasileiro de Geologia, v. PAP350, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. Gomes, Márcia Elisa Boscato; MEXIAS, André Sampaio ; FORMOSO, Milton Luis Laquintinie ; BONGIOLO, Everton Marques. CLAY MINERALS OF FLOOD BASALTIC ROCKS. Em: XIV International Clay Conference, 2009, Castellaneta Marina. XIV International Clay Conference, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. REISCHEL, José Luis ; MEXIAS, André Sampaio ; Gomes, Márcia Elisa Boscato ; BONGIOLO, E. M.. O OURO NO BLOCO DO BUTIÁ - LAVRAS DO SUL/RS - BRASIL. Em: II Simpósio Brasileiro de Metalogenia, 2009, Gramado. II Simpósio Brasileiro de Metalogenia, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. CASARIN, D. ; MEXIAS, André Sampaio ; TROIAN, G. C. ; Ronchi, Luiz Henrique ; Renac, Christophe ; BONGIOLO, Everton Marques ; Gomes, Márcia Elisa Boscato. CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DAS ALTERAÇÕES HIDROTERMAIS NAS MINAS DO CAMAQUÃ/RS. NOVOS DADOS DE ISÓTOPOS ESTÁVEIS E INCLUSÕES FLUIDAS. Em: 44 Congresso Brasileiro de Geologia, 2008, Curitiba. Anais do 44 Congresso Brasileiro de Geologia, v. único, p. 689-689, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. RIGO, D.A. ; MEXIAS, André Sampaio ; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; BONGIOLO, E. M. ; RENAC, Christophe ; CANARIM, D. M. ; COSTA, J.A.. ISÓTOPOS ESTÁVEIS DE CARBONO E OXIGÊNIO EM CARBONATOS DE ORIGEM HIDROTERMAL NO DISTRITO AURÍFERO DE LAVRAS DO SUL/RS. Em: Congresso Brasileiro de Geologia, 2008, Curitiba. Anais do 44 Congresso Brasileiro de Geologia, v. único, p. 694-694, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. Dutra, Cristoane Rubini ; MESQUITA, M.J.M. ; GOMES, M. E. B. ; Ferreira, Carlos Henrique Nalin ; Arioli, Edir Edemir ; BONGIOLO, Everton Marques. CLASSIFICAÇÃO DE BRECHAS EM AMBIENTE VULCÂNICO E INTERAÇÃO LAVA-SEDIMENTO NA REGIÃO DE SALTO SEGREDO-PR. Em: 44 Congresso Brasileiro de Geologia, 2008, 2008, Curitiba. Anais do 44 CBG, v. único, p. 547-547, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. Ferreira, Carlos Henrique Nalin ; GOMES, M. E. B. ; MESQUITA, M.J.M. ; Dutra, Cristoane Rubini ; BONGIOLO, Everton Marques. Estratigrafia da região de Salto Segredo, Formação Serra Geral ? Paraná, estruturas internas como ferramentas de individualização dos derrames. Em: 44 Congresso Brasileiro de Geologia, 2008, Curitiba. Anais do 44 CBG, v. único, p. 550-550, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. BONGIOLO, E. M.; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; MEXIAS, André Sampaio ; CONCEIÇÃO, Rommulo V ; SIAL, Alcides N. Estudo isotópico (O, H, C,S, Rb-Sr) em minerais associados às mineralizações do distrutio aurpifero de Lavras do Sul/RS. Em: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA., 2002, João Pessoa. XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA. A Geologia e o Homem, v. 1, p. 489-489, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. GOMES, M. E. B.; MEXIAS, André Sampaio ; BONGIOLO, Everton Marques ; FORMOSO, Milton Luis Laquintinie. Características das mineralizações e química de minerais hidrotermais na região de Lavras do Sul - RS. Em: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA., 2002, João Pessoa. XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA. A Geologia e o Homem, v. único, p. 435-435, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. GOMES, M. E. B.; SOUZA, Bibiana M C ; BONGIOLO, Everton Marques ; MEXIAS, André Sampaio. Caracterização Textural de Veios de Quartzo do Distrito Aurífero de Lavras do Sul/RS. Em: XIV Salão de Iniciação Científica e XI Feira de Iniciação Científica, 2002, Porto Alegre. XIV Salão de Iniciação Científica e XI Feira de Iniciação Científica. Porto Alegre: UFRGS, v. cet02, p. 27-27, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. MEXIAS, André Sampaio ; GOMES, M. E. B. ; FORMOSO, Milton Luis Laquintinie ; BONGIOLO, Everton Marques ; FALLICK, A. Chlorites and Phengites from Hydrothermal gold Mineralization of Bloco do Butiá, RS - Brazil. Em: The 12th International Clay Conference, 2001, Bahía Blanca. Abstracts - Program and participants addresses. Bahía Blanca: Universidade Nacional del Sur, v. unico, p. 230-230, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. BONGIOLO, E. M.; RIVERA, Cristiane Butori ; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; MEXIAS, André Sampaio. Quantificação das perdas e ganhos de elementos químicos durante o processo de propilitização das rochas da área do Bloco do Butiá no Distrito Aurífero de Lavras do Sul, RS. Em: XI Salão de Iniciação Científica e VIII Feira de Iniciação Científica, 1999, Porto Alegre. UFRGS/PROPESQ. Porto Alegre: UFRGS, v. cet99, p. 47-47, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. STUMPF, L. ; BONGIOLO, E. M. ; MEXIAS, André Sampaio ; MESQUITA, M.J.M. ; GOMES, M. E. B.. Estudo de inclusões fluidas associadas às rochas propilitizadas no Complexo Granítico Lavras, Lavras do Sul, RS. Em: X Salão de Iniciação Científica e VII Feira de Iniciação Científica, 1998, Porto alegre. UFRGS/PROPESQ. Porto Alegre: UFRGS, v. cet98, p. 39-39, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. NAUMANN, M.H. ; BONGIOLO, E. M. ; GOMES, M. E. B. ; LAUAR, C. R. ; MEXIAS, André Sampaio ; FORMOSO, Milton Luis Laquintinie. Utilização de Dados Paleomagnéticos no Estudo de Rochas Basálticas da Região de Frederico Westphalen, Bacia do Paraná - RS. Em: X Salão de Iniciação Científica e VII Feira de iniciaçào Científica, 1998, Porto Alegre. UFRGS/PROPESQ. Porto Alegre: UFRGS, v. cet98, p. 27-27, 1998.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Everton Marques Bongiolo ⇔ Milton Luiz Laquintinie Formoso (5.0)
      1. BONGIOLO, E. M.; PATRIER-MAS, Patricia ; MEXIAS, André Sampaio ; BEAUFORT, Daniel ; FORMOSO, Milton L L. Spatial and temporal evolution of hydrothermal alteration at Lavras do Sul/Brazil: evidence from dioctahedral clay minerals. Clays and Clay Minerals. v. 56(2), p. 222-243, issn: 0009-8604, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MEXIAS, André Sampaio ; BERGER, Gilles ; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; FORMOSO, Milton L L ; DANI, Norberto ; FRANTZ, José Carlos ; BONGIOLO, E. M.. Geochemical modeling of gold precipitation conditions in the Bloco do Butiá Mine, Lavras do Sul, Brazil.. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso). v. 77, n. 4, p. 717-728, issn: 0001-3765, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MEXIAS, André Sampaio ; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; FORMOSO, Milton L L ; BONGIOLO, E. M.. Geoquímica dos Epissienitos da área do Bloco do Butiá - Lavras do Sul - RS. Em: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA., 2002, João Pessoa. XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA. A Geologia e o Homem, v. 1, p. 456-456, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. GOMES, M. E. B.; MEXIAS, André Sampaio ; BONGIOLO, Everton Marques ; FORMOSO, Milton Luis Laquintinie. Características das mineralizações e química de minerais hidrotermais na região de Lavras do Sul - RS. Em: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA., 2002, João Pessoa. XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA. A Geologia e o Homem, v. único, p. 435-435, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MEXIAS, André Sampaio ; GOMES, M. E. B. ; FORMOSO, Milton Luis Laquintinie ; BONGIOLO, Everton Marques ; FALLICK, A. Chlorites and Phengites from Hydrothermal gold Mineralization of Bloco do Butiá, RS - Brazil. Em: The 12th International Clay Conference, 2001, Bahía Blanca. Abstracts - Program and participants addresses. Bahía Blanca: Universidade Nacional del Sur, v. unico, p. 230-230, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Everton Marques Bongiolo ⇔ Rommulo Vieira Conceicao (3.0)
      1. BONGIOLO, E. M.; CONCEIÇÃO, Rommulo V ; MEXIAS, André Sampaio. Pb-Pb analysis in pyrites associated to vein- and phyllic alterations in the Lavras do Sul Gold Mining District, RS - Brazil. Em: IV South American Symposium on Isotope Geology, 2003, Salvador. Short Paper - IV South American Symposium on Isotope Geology, v. ST02, p. 717-719, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BONGIOLO, E. M.; MEXIAS, André Sampaio ; SANTOS, João Orestes ; HARTMANN, Leo Afraneo ; CONCEIÇÃO, Rommulo V ; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; FORMOSO, Milton L L. Geocronologia do hidrotermalismo versus magmatismo no distrito aurífero de lavras do Sul/RS. Em: Encontros sobre a estratigrafia do Rio Grande do Sul, 2003, Porto Alegre. Encontros sobre a estratigrafia do Rio Grande do Sul, v. 1, p. 83-88, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. BONGIOLO, E. M.; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; MEXIAS, André Sampaio ; CONCEIÇÃO, Rommulo V ; SIAL, Alcides N. Estudo isotópico (O, H, C,S, Rb-Sr) em minerais associados às mineralizações do distrutio aurpifero de Lavras do Sul/RS. Em: XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA., 2002, João Pessoa. XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA. A Geologia e o Homem, v. 1, p. 489-489, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Everton Marques Bongiolo ⇔ Jose Carlos Frantz (2.0)
      1. MEXIAS, André Sampaio ; BERGER, Gilles ; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; FORMOSO, Milton L L ; DANI, Norberto ; FRANTZ, José Carlos ; BONGIOLO, E. M.. Geochemical modeling of gold precipitation conditions in the Bloco do Butiá Mine, Lavras do Sul, Brazil.. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso). v. 77, n. 4, p. 717-728, issn: 0001-3765, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MEXIAS, André Sampaio ; BONGIOLO, Everton Marques ; GOMES, M. E. B. ; FORMOSO, Milton Luis Laquintinie ; FRANTZ, José Carlos. Alterações Hidrotermais e Mineralizações nas Rochas da Associação Plutono-Vulcano-Sedimentar da Região de Lavras do Sul - RS. Em: Roberto Iannuzzi; José Carlos Frantz. (Org.). 50 Anos de Geologia: Instituto de Geociências. Contribuições. Prto Alegre - RS. : Comunicação e Identidade, CIGO e UFRGS. 2007.v. 1, p. 143-160.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Everton Marques Bongiolo ⇔ Ruy Paulo Philipp (2.0)
      1. LOPES, R. W. ; MEXIAS, André Sampaio ; PHILLIP, Ruy Paulo ; Bongiolo, E. M. ; RENAC, Christophe ; BICCA, M. ; FONTANA, E.. Au Cu Ag mineralization controlled by brittle structures in Lavras do Sul Mining District and Seival Mine deposits, Camaquã Basin, southern Brazil. JOURNAL OF SOUTH AMERICAN EARTH SCIENCES. v. 88, p. 197-215, issn: 0895-9811, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BITENCOURT, Maria de Fatima ; BONGIOLO, Everton ; PHILIPP, R. P. ; MORALES, Luis Fg ; RUBERT, Roberto ; MELO, Clarissa L ; LUFT JR, João. Estratigrafia do Batólito Florianópolis, Cinturão Dom Feliciano, na Região de Garopaba-Paulo Lopes, SC. PESQUISAS EM GEOCIÊNCIAS (ONLINE). v. 35, p. 109-136, issn: 1807-9806, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Everton Marques Bongiolo ⇔ Maria de Fátima Aparecida Saraiva Bitencourt (1.0)
      1. BITENCOURT, Maria de Fatima ; BONGIOLO, Everton ; PHILIPP, R. P. ; MORALES, Luis Fg ; RUBERT, Roberto ; MELO, Clarissa L ; LUFT JR, João. Estratigrafia do Batólito Florianópolis, Cinturão Dom Feliciano, na Região de Garopaba-Paulo Lopes, SC. PESQUISAS EM GEOCIÊNCIAS (ONLINE). v. 35, p. 109-136, issn: 1807-9806, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Everton Marques Bongiolo ⇔ Norberto Dani (1.0)
      1. MEXIAS, André Sampaio ; BERGER, Gilles ; GOMES, Márcia Elisa Boscato ; FORMOSO, Milton L L ; DANI, Norberto ; FRANTZ, José Carlos ; BONGIOLO, E. M.. Geochemical modeling of gold precipitation conditions in the Bloco do Butiá Mine, Lavras do Sul, Brazil.. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso). v. 77, n. 4, p. 717-728, issn: 0001-3765, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 1989 até 2021
Data de processamento: 18/03/2021 18:09:23