Centro de Estudos em Petrologia e Geoquímica

Antonio Pedro Viero

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor orientador do programa de Pós-Graduação em Geociências da UFRGS, Realiza pesquisa acadêmica e aplicada na área de Geociências, Hidrogeologia, Geoquímica, Geologia Ambiental e Petrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: águas subterrâneas, hidrogeoquímica, hidrogeologia, bacia do paraná, geologia ambiental e petrologia ígnea. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6563457306191257 (16/12/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Geociências, Departamento de Mineralogia e Petrologia. Av. Bento Gonçalves, 9500 Agronomia 91501-970 - Porto Alegre, RS - Brasil - Caixa-postal: 15001 Telefone: (51) 33086359 Fax: (51) 33087302 URL da Homepage: http://
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Geociências
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (34)
    1. 2018-Atual. AVALIACAO DA PERDA DE QUALIDADE MECANICA E ESTETICA DE CHAPAS DE ROCHAS VULCANICAS ACIDAS EXPOSTAS AO INTEMPERISMO FISICO POR CONGELAMENTO/DEGELO.
      Descrição: O emprego de materiais rochosos para uso como ornamental e de revestimento pressupõe alguns atributos essenciais, como características estéticas desejáveis pelo consumidor, resistência mecânica aos esforços a que a rocha será submetida na obra e resistência à alteração considerando as condições intempéricas quando em uso na obra de engenharia. Enquanto o atributo "estética" é subjetivo os dois últimos dizem respeito essencialmente às propriedades mineralógicas e estruturais da rocha, são objetivos e devem ser estudados tanto quanto possível na fase de pesquisa geológica de uma jazida. Cada vez mais a aplicação dos materiais rochosos é bastante diversificada, exigindo, assim, um conhecimento de suas características tecnológicas a fim de que eles suportem as solicitações a que forem expostos. Essas características, quando bem conhecidas, auxiliam no emprego adequado destes materiais na construção civil, bem como na sua extração e beneficiamento. Rochas vulcânicas ácidas da Formação Serra Geral são intensamente explotadas no Rio Grande do Sul para fins ornamentais e exportadas para diversos países do mundo. Problemas estéticos e de resistência mecânica têm sido registrados em chapas utilizadas em obras de engenharia de regiões de clima frio, tais como nos Estados Unidos e Canadá, o que resulta em perdas financeiras às empresas e ao Estado e restrições de mercado para exportação. O objeto de estudos do presente projeto reside na caracterização geológica, petrográfica e microestrutural de dacitos e riodacitos da formação Serra Geral explotados como rocha ornamental, tendo os seguintes objetivos principais: - identificar e caracterizar as causas dos problemas estéticos e mecânicos apresentados pelas rochas ácidas mineradas nas áreas de estudo sob condições ambientais de clima frio; - correlacionar os problemas estéticos e mecânicos apresentados pelas rochas ácidas com suas propriedades petrográficas e macro e microestruturais. - desenvolver métodos e procedimentos de identificação e mapeamento das propriedades causadoras dos problemas estéticos e mecânicos já na fase de pesquisa geológica que permitam o zoneamento da jazida, separando os locais com e sem restrições de uso do material; - Orientar os mineradores quanto às restrições de uso das rochas que apresentam potencial de desenvolvimento de danos com perda de qualidade nas obras de engenharia. - Orientar os mineradores para a adoção de métodos de lavra que permita a destinação correta dos materiais explotados de acordo com características geológicas e geotécnicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Clóvis Gonzatti - Integrante / Érika Piacheski de Abreu - Integrante / Guilherme D'Ávila Nunes - Integrante. Financiador(es): Basalto Sao Cristovao - Auxílio financeiro.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    2. 2018-Atual. HIDROLOGIA E HIDROGEOQUIMICA DAS AGUAS SUBTERRANEAS EM AREA DE MINA DE CARVAO INUNDADA, REGIAO DE CRICIUMA, SANTA CATARINA, BRASIL
      Descrição: O projeto tem por objetivos identificar, compreender e descrever o comportamento hidrogeológico e os processos hidrogeoquímicos que controlam a evolução da qualidade das águas subterrâneas nas galerias de uma mina de carvão subterrânea localizada na porção sul da bacia Carbonífera Catarinense e sua interação com os aquíferos da região.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Clóvis Gonzatti - Integrante / Gustavo Simão - Integrante / Tais Freitas da Silva - Integrante. Financiador(es): Universidade do Extremo Sul Catarinense - Cooperação.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    3. 2017-Atual. ESTUDO DO ABATIMENTO DE CARGAS PARA A REGIAO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE
      Descrição: Elaboração de estudos, modelos e relatórios de Avaliação do efeito do Abatimento de Cargas Orgânicas por tratamento de efluentes domésticos para a região metropolitana de Porto Alegre na qualidade da água do Rio Gravataí, Rio dos Sinos e Rio Guaíba, nos municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Alvorada, Viamão, Cachoeirinha, Gravataí, Eldorado do Sul e Guaíba. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Catarina da Silva Pedroso - Integrante / Carlos André Mendes Bulhões - Integrante / Daliela Santos da Rocha - Integrante / Luciane Oliveira Crossetti - Integrante / Mário Leal Lahorgue - Integrante / Nanashara D'àvila Sanches - Integrante / Paulo Roberto Rodrigues Soares - Integrante / Samuel Santos - Integrante. Financiador(es): Companhia Riograndense de Saneamento - Outra.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    4. 2017-Atual. HIDROGEOQUIMICA E APLICACAO DE ISOTOPOS AMBIENTAIS PARA O ESTUDO DA AGUA SUBTERRANEA DO SISTEMA AQUIFERO FRATURADO PRE-CAMBRIANO NO MUNICIPIO DE PORTO ALEGRE
      Descrição: O estudo tem como objetivo o reconhecimento dos tipos químicos de água subterrânea no aquífero fraturado da região de Porto Alegre, através do processamento estatístico dos dados disponíveis em bancos de dados de órgãos públicos e empresas privadas. Adicionalmente, a aplicação de análises de isótopos estáveis tradicionais e não tradicionais nas águas subterrâneas contribuirão para o melhor entendimento dos processos atuantes no ciclo hidrogeológico e no meio ambiente, tais como balanço hídrico, recarga meteórica, descarga, misturas de águas e fluxo das águas subterrâneas, bem como dos processos antrópicos presentes na área urbana.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Integrante / Arí Roisenberg - Coordenador / Jaqueline Osório Chies - Integrante / André Abreu Martins - Integrante / Edinei Koester - Integrante / Matheus Rossi Santos - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    5. 2015-Atual. Avaliacao do potencial de contaminacao dos sistemas aquiferos Guarani e Serra Geral relacionado ao processo exploratorio de gas de folhelho no oeste do estado do Parana
      Descrição: A descoberta, em diversas regiões, de grandes reservas de gás de folhelho vem gerando a expectativa de relevantes mudanças no mercado mundial de energia, incluindo o Brasil, que figura como décimo no ranking mundial de reservas tecnicamente recuperáveis desse gás. Em 2013 a ANP - Agência Nacional do Petróleo disponibilizou, na Bacia do Paraná, onze blocos exploratórios, localizados a oeste do estado do Paraná, sete desses blocos foram arrematados pela PETROBRAS (100%) ou em consórcios com a Cowan Petróleo e Gás S. A. (40%), objetivando explorar o gás da Formação Ponta Grossa. Entretanto, existem inúmeros indícios de impactos ambientais relacionados ao fraturamento hidráulico (fracking), processo aplicado à exploração do gás de folhelho. O fracking acarreta, entre outros problemas, o escape de gás e fluidos para os aquíferos sobrejacentes a unidade explorada através de descontinuidades tectônicas, se fazendo fundamental uma caracterização das falhas e fraturas existentes na área a ser explorada. Por esse motivo, e devido a carência de estudos técnico-ambientais que viabilizem a realização do processo no estado do Paraná, a licitação exploratória foi temporariamente suspensa. O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar os riscos ambientais advindos desse processo sobre os aquíferos da região, através do estudo das propriedades químicas desses aquíferos. Também será realizado um mapeamento das estruturas tectônicas presentes na área, que podem servir como condutos para a ascensão do gás.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / NatáliaZangirolymo Vianna - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    6. 2015-Atual. EVOLUCAO HIDROGEOQUIMICA DAS AGUAS SUBTERRANEAS DO AQUIFERO SERRA GERAL NO RIO GRANDE DO SUL: CONTROLE ESTRUTURAL E INTERACAO COM OS AQUIFEROS SEDIMENTARES DA BACIA DO PARANA.
      Descrição: presente projeto tem como objetivo principal a caracterização hidrogeológica e hidroquímica e proposição de um modelo evolutivo dos aquíferos fraturados da Formação Serra Geral no Rio Grande do Sul e suas interações com os aquíferos sedimentares da Bacia do Paraná capaz de oferecer subsídios importantes para a gestão e uso correto das águas subterrâneas. Justifica-se a escolha do tema e da área de estudo pela grande diversidade composicional registrada nas águas subterrâneas dos referidos aquíferos e pelo intenso e crescente uso das mesmas para atender as demandas do consumo humano e outros setores da economia. Ao longo das últimas décadas foram perfurados milhares de poços tubulares em todo o Estado do Rio Grande do Sul, particularmente no Sistema Serra Geral. Entretanto, boa parte dos mesmos não foi projetada e construída com base nos devidos critérios geológicos e hidrogeológicos que permitem o correto aproveitamento dos aquíferos. Ademais, deve ser mencionado o precário conhecimento técnico que perdurou durante décadas no estado pela ausência de pesquisas hidrogeológicas que propiciassem a adequada caracterização qualitativa e quantitativa dos aquíferos explotados. Nos aquíferos fraturados, a captação e o uso de recursos hídricos subterrâneos no Rio Grande do Sul enfrentam um problema crônico e impeditivo do aproveitamento máximo de suas potencialidades que reside no incipiente conhecimento do arcabouço estrutural rúptil dos mesmos. A província vulcânica da Bacia do Paraná, formada essencialmente por basaltos e ignimbritos, representa o principal aquífero fraturado do estado gaúcho, tanto pela extensão areal e espessura quanto pelo uso, com milhares de poços em operação. Apesar disso, os estudos estruturais de escala regional são escassos, o que impõe limites para a compreensão adequada dos processos determinantes das características hidroquímicas e hidráulicas do aquífero e para o estabelecimento de critérios locacionais de poços tubulares.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Marcos Alexandre Freitas - Integrante / Guilherme Vargas Teixeira - Integrante / Pedro Antonio Roehre Reginatto - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    7. 2013-Atual. Avaliacao da Capacidade de Recepcao de Efluentes Domesticos Tratados pela ETE de Osorio na Lagoa dos Barros
      Descrição: Avaliar a capacidade de recepção de efluentes domésticos tratados pela ETE de OSÓRIO na Lagoa dos Barros com o intuito de oferecer as partes interessadas (CORSAN, Ministério Público, òrgãos Ambientais, Gestores Públicos, Legisladores e Comunidade) subsídios técnicos para a tomada de decisão em relação ao uso desse corpo hídrico como recebedor de efluentes tratados na ETE de Osório. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Maria Tereza Raya Rodrigues - Integrante / Elírio Toldo Jr. - Integrante / Catarina da Silva Pedroso - Integrante / Heinrich Hasenack - Integrante / Jose Carlos Rodrigues Nunes - Integrante / Luiz Emilio De Sa Brito De Almeida - Integrante / Suzana Maria Fagondes De Freitas - Integrante / Nelson Augusto Flores Machado - Integrante / Fernando Viero - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    8. 2013-Atual. DESMONTE - INFLUENCIA DO PADRAO GEOLOGICO-ESTRUTURAL E DAS CARACTERISTICAS GEOMECANICAS NO DESMONTE DO MACICO ROCHOSO DA MINA QUATRO COLONIAS, EM CAMPO BOM - RS
      Descrição: O desenvolvimento deste projeto tem como finalidade principal o estudo da influência das características geomecânicas e do padrão geológico-estrutural do maciço rochoso no processo de desmonte da rocha. A importância do conhecimento desses aspectos reside no fato de que a qualidade final do desmonte, definida pela curva granulométrica produzida na fase de desmonte da rocha, tem repercussão significativa no consumo energético nas fases seguintes de cominuição, realizadas pelos britadores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Pedro Viero - Integrante / Ruy Paulo Phillip - Integrante / Clóvis Gonzatti - Coordenador.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    9. 2013-Atual. Evolucao hidrogeoquimica das aguas subterraneas dos aquiferos Juro-Cretaceos do Oeste do Rio Grande do Sul
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo principal a caracterização hidrogeológica e hidroquímica e proposição de um modelo de evolutivo dos aquíferos Juro-Cretáceos da porção Oeste do Rio Grande do Sul que traga subsídios importantes para a gestão e uso correto das águas subterrâneas. Justifica-se a escolha do tema e da área de estudo pela crescente demanda por águas subterrâneas na região que possuam quantidade e qualidade para atender ao consumo humano e de outros setores da economia, e qua já são utilizadas nos setores público e privado. Ao longo das últimas décadas foram perfurados milhares de poços tubulares em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Entretanto, boa parte destes poços foi perfurada sem os devidos critérios geológicos e hidrogeológicos, que visam o aproveitamento dos aquíferos de boa qualidade. A estes fatos acrescenta-se a falta de conhecimento técnico que perdurou durante décadas no pela ausência de pesquisas hidrogeológicas que propiciassem um maior conhecimento e caracterização qualitativa e quantitativa dos aquíferos dentro do território gaúcho. Observa-se ainda, que o maior problema relacionado com o desenvolvimento e ampliação da captação é uso de recursos hídricos subterrâneos no Estado do Rio Grande do Sul para diversos fins, reside no desconhecimento da estruturação dos sistemas aquíferos e de suas potencialidades. Entre os principais aquíferos destaca-se no estado, por sua extensão areal e espessura, o Sistema Aquífero Guarani (SAG), presente na área de estudos onde é capeado por rochas vulcânica da Formação Serra Geral. Este sistema aquífero engloba litologias arenosas representativas do final da deposição permiana na Bacia do Paraná, culminando com a sedimentação eólica eocretácea.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Marcos Alexandre Freitas - Integrante / Pedro Valter Augustin Jr. - Integrante / Marcelo Goffermann - Integrante / NatáliaZangirolymo Vianna - Integrante / Guilherme Vargas Teixeira - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    10. 2013-Atual. MACICO - INFLUENCIA DO PADRAO GEOLOGICO-ESTRUTURAL DOS MACICOS ROCHOSOS NA ATENUACAO DAS VIBRACOES DEVIDO AO DESMONTE POR EXPLOSIVOS EM MINERADORAS DE PEDRA BRITADA DO RIO GRANDE DO SUL
      Descrição: O desenvolvimento deste projeto tem como finalidade geral, o estudo da influência do padrão geológico e estrutural de maciços rochosos no processo de propagação e atenuação das vibrações oriundas dos desmontes por explosivos, que ocorrem durante a lavra em pedreiras de granito e basalto localizadas nas proximidades de áreas urbanas. Como objetivos específicos espera-se com o desenvolvimento do Projeto: a) definir o padrão geológico das minas estudadas e as suas características físicas e mecânicas, para avaliar o comportamento da propagação das vibrações produzidas pelo desmonte da rocha por explosivos; b) identificar a influência espacial do padrão estrutural do maciço na atenuação das vibrações produzidas pelos desmontes; c) verificar a aplicação das leis conhecidas para previsão da velocidade de pico de partícula, nos maciços rochosos presentes nas minas alvo de estudo. Espera-se, ao final do Projeto, traduzir os resultados alcançados nos seguintes termos: a) fornecendo elementos objetivos e orientações às empresas mineradoras para a melhoria dos resultados operacionais dos desmontes de rocha (melhor fragmentação e minimização das vibrações), considerando os principais aspectos da geologia intervenientes no processo de desmonte e propagação das vibrações; b) estabelecer a lei de previsão de velocidade de partícula, considerando os aspectos geológico-estruturais presentes nos maciços rochosos das minas alvo da pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Integrante / Ruy Paulo Phillip - Integrante / Clóvis Gonzatti - Coordenador / Rodrigo Martins Saraiva - Integrante / Roberto Nunes Vanacôr - Integrante / Luiz Zorzi - Integrante / Gustavo Steffen - Integrante / Leandro Fagundes - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    11. 2013-Atual. DESMONTE - INFLUENCIA DO PADRAO GEOLOGICO-ESTRUTURAL E DAS CARACTERISTICAS GEOMECANICAS NO DESMONTE DO MACICO ROCHOSO DA MINA QUATRO COLONIAS, EM CAMPO BOM - RS
      Descrição: O desenvolvimento deste projeto tem como finalidade principal o estudo da influência das características geomecânicas e do padrão geológico-estrutural do maciço rochoso no processo de desmonte da rocha. A importância do conhecimento desses aspectos reside no fato de que a qualidade final do desmonte, definida pela curva granulométrica produzida na fase de desmonte da rocha, tem repercussão significativa no consumo energético nas fases seguintes de cominuição, realizadas pelos britadores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Integrante / Ruy Paulo Phillip - Integrante / Clóvis Gonzatti - Coordenador / Luciano Felix Penna - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    12. 2012-2015. Avaliacao Geotecnica e Ambiental de Solos Contaminados com Efluentes Industriais na Regiao Centro-Norte de Minas Gerais. Acoes de recuperacao geotecnica e remediacao do passivo ambiental
      Descrição: O estudo ora proposto será realizado numa unidade industrial de Pirapora-MG, que apresenta forte contaminação do solo por efluentes gerados nos seus processos produtivos. A composição química deste efluente é muito diversificada, contendo hidrocarbonetos de petróleo, outros compostos orgânicos, metais pesados, soda cáustica e outros compostos inorgânicos, conforme especificação de produtos fornecida pela empresa. O sistema de coleta e drenagem deste efluente tem problemas de impermeabilização que causam infiltração no terreno interno e externo aos pavilhões e que servem como fundação direta para as estruturas das edificações e de máquinas e equipamentos industriais. Recentemente, foram registrados eventos de recalque no terreno interno à unidade de produção que geraram desalinhamento de máquinas, abatimento de piso e fraturas de cisalhamento nas paredes do pavilhão (Fig. 3). Também foram observadas contaminações do solo. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Eduardo Centeno Broll Carvalho - Integrante / Guilherme Toniolo - Integrante / Clóvis Gonzatti - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    13. 2012-Atual. CARACTERIZACAO - Classificacao tecnologica de materiais rochosos para a previsao de desgaste de equipamentos de manipulacao e transporte de agregados
      Descrição: Este projeto tem como objetivo fundamental, o desenvolvimento de uma classificação tecnológica de rochas, capaz de distinguir diferentes classes de materiais rochosos quanto à trabalhabilidade, aplicada à previsão da performance de equipamentos de manipulação de agregados de materiais rochosos. A aplicação desses conceitos deverá ser feita através da associação de informações quantitativas sobre o desgaste das peças metálicas que atuam diretamente em contato com a rocha em equipamentos utilizados para a manipulação e movimentação de agregados em usinas de asfalto para pavimentação rodoviária.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Pedro Viero - Integrante / Ruy Paulo Phillip - Integrante / Clóvis Gonzatti - Coordenador / Ivone Maria Agostini - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    14. 2012-Atual. Evolucao hidrogeoquimica das aguas subterraneas dos aquiferos Juro-Cretaceos do Oeste do Rio Grande do Sul
      Descrição: O projeto tem como objetivo principal a caracterização hidrogeológica e hidroquímica e proposição de um modelo de evolutivo dos aquíferos Juro-Cretáceos da porção Oeste do Rio Grande do Sul que traga subsídios importantes para a gestão e uso correto das águas subterrâneas. Justifica-se a escolha do tema e da área de estudo pela crescente demanda por águas subterrâneas na região que possuam quantidade e qualidade para atender ao consumo humano e de outros setores da economia, e qua já são utilizadas nos setores público e privado. Ao longo das últimas décadas foram perfurados milhares de poços tubulares em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Entretanto, boa parte destes poços foi perfurada sem os devidos critérios geológicos e hidrogeológicos, que visam o aproveitamento dos aquíferos de boa qualidade. A estes fatos acrescenta-se a falta de conhecimento técnico que perdurou durante décadas no pela ausência de pesquisas hidrogeológicas que propiciassem um maior conhecimento e caracterização qualitativa e quantitativa dos aquíferos dentro do território gaúcho. Observa-se ainda, que o maior problema relacionado com o desenvolvimento e ampliação da captação é uso de recursos hídricos subterrâneos no Estado do Rio Grande do Sul para diversos fins, reside no desconhecimento da estruturação dos sistemas aquíferos e de suas potencialidades. Entre os principais aquíferos destaca-se no estado, por sua extensão areal e espessura, o Sistema Aquífero Guarani (SAG), presente na área de estudos onde é capeado por rochas vulcânica da Formação Serra Geral. Este sistema aquífero engloba litologias arenosas representativas do final da deposição permiana na Bacia do Paraná, culminando com a sedimentação eólica eocretácea.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Marcos Alexandre Freitas - Integrante / Pedro Valter Augustin Jr. - Integrante / Romelito Reginato - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    15. 2012-Atual. REMOCAO DE CORANTES DE EFLUENTES INDUSTRIAIS UTILIZANDO RESIDUOS AGRICOLAS COMO BIOSSORVENTES
      Descrição: Utilizar resíduos de origem vegetal tais como casca de cupuaçu, talo de açaí, talo de babaçu, semente de mamão, caroço de manga, etc in natura ou quimicamente modificados para a remoção de corantes de efluentes industriais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Éder Cláudio Lima - Integrante / Julio Cesar Pacheco Vaghetti - Integrante / Tatiana Calvete - Integrante / Silvio Luis Pereira Dias - Integrante / Rodrigo Barbosa Pinto - Integrante / Betina Royer - Integrante / Andreia Neves Fernandes - Integrante / Elie Acayanca - Integrante / Liziê Daniela Tentler Prola - Integrante / Wmekson Oliveira Santos - Integrante / Matthew Ayorinde Adebayo - Integrante / Jorge De Lima Brasil - Integrante / Marta Verônica Bach - Integrante / Flávio André Pavan - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    16. 2011-Atual. HIDROQUIMICA E POTABILIDADE DAS AGUAS SUBTERRANEAS NA REGIAO DE SAO GABRIEL, RS: IMPLICACOES NA SAUDE DAS COMUNIDADES LOCAIS
      Descrição: O presente estudo será desenvolvido na região de São Gabriel, RS, tendo como objetivos centrais o que segue: Caracterizar geoquimicamente as águas subterrâneas da região Identificar as características químicas das águas subterrâneas a partir da sistematização dos dados químico-analíticos existentes e dados novos a serem gerados no presente estudo. Isso permite definir as condições de potabilidade, os possíveis usos e restrições para as águas subterrâneas, além de determinar diretrizes para a perfuração de poços novos que visem obter água de boa qualidade. Reconhecer o potencial hídrico dos aqüíferos da região Determinar, a partir de dados hidráulicos dos poços tubulares cadastrados, o potencial de abastecimento dos recursos hídricos subterrâneos para atender as demandas dos diversos setores sócio-econômicos da região. Identificar as especificidades hidroquímicas e isotópicas dos diferentes aqüíferos da região; Determinar as características hidroquímicas e isotópicas de cada aqüífero da região, tanto as diferentes seqüências sedimentares da Bacia do Paraná quanto o Embasamento Pré-Cambriano. Este estudo permite estabelecer critérios prospectivos mais seguros e melhores políticas de gestão das águas subterrâneas, apontando os aqüíferos que não podem ser utilizados para o abastecimento humano. Fazer um mapeamento da potabilidade das águas subterrâneas da região, principalmente em relação ao conteúdo de fluoreto, arsênio e salinidade, além de outros parâmetros; Definir modelos qualitativos e quantitativos dos processos de interação água/rocha nos diferentes aqüíferos Identificar e quantificar os processos de interação água/rocha e traçar a seqüência evolutiva do quimismo das águas subterrâneas em cada compartimento e sua influência na potabilidade das mesmas. Definir modelos de fluxo subterrâneo e de interação das águas dos diferentes aqüíferos Construir modelos matemáticos de fluxo das águas subterrâneas quantificando os processos de interação e mi. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Marcos Alexandre Freitas - Integrante / Marcelo Goffermann - Integrante / Eliane Born da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    17. 2010-2012. AVALIACAO DO IMPACTO AMBIENTAL E CARACTERIZACAO GEOQUIMICA DE CONTAMINANTES EM SOLO E AGUA SUBTERRANEA NA AREA DO ATERRO DE RESIDUOS INDUSTRIAIS DA UTRESA NA REGIAO DO VALE DOS SINOS, EM ESTANCIA VELHA, RS.
      Descrição: Este estudo tem como objetivo geral diagnosticar e avaliar as condições ambientais do solo e águas subterrâneas e superficiais e elaborar uma proposta de remediação para a central de resíduos da UTRESA, localizada no município de Estância Velha/RS. Os objetivos específicos são os seguintes: - identificação dos principais contaminantes presentes nos resíduos do aterro; - caracterização da mineralogia dos solos e dos aquíferos na área de influência do aterro; - caracterização da hidrogeologia da área de estudos - identificação e quantificação da contaminação nos solos na área de influência do aterro; - identificação e quantificação da contaminação das águas subterrâneas na área de influência do aterro; - quantificação da contaminação nos arroios Cascalho e Portão, que recebem os efluentes e o esgoto pluvial do aterro; - definição dos limites e o comportamento da pluma de contaminação nos solos e na água subterrâneas; - avaliação de risco ambiental e à saúde humana na área de influência do aterro; e - proposição de ações mitigadoras dos impactos ambientais identificados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Pedro Valter Augustin Jr. - Integrante / Eduardo Centeno Broll Carvalho - Integrante / João Vitor Tumenas Melo - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    18. 2010-Atual. REMOCAO DE CORANTES DE EFLUENTES INDUSTRIAIS UTILIZANDO BIOSSORCAO
      Descrição: Com a crescente produção industrial, gera-se muitos efluentes industriais contaminados com diversos componentes tóxicos. Uma classe de contaminantes nocivos à saúde são os corantes, pois esses são de difícil biodegradação. Os corantes causam impressão visual desagradável em águas, mesmo em concentrações na ordem de algumas parte por milhão (1-5 mg L-1), além de muitos de serem mutagênicos e carcinogênicos. Dessa forma, os corantes necessitam ser removidos de efluentes aquosos, antes de serem descartados no ambiente. Um dos métodos mais eficientes para o tratamento de efluentes industriais contaminados com corantes é a adsorção, pois os contaminantes são transferidos da fase líquida para a fase sólida, diminuindo significativamente sua concentração nessa fase. Posteriormente a fase sólida (adsorvente) pode ser regenerada ou mantida num local seco, preservando o meio ambiente. Neste projeto, serão empregados resíduos de origem vegetal in natura para a remoção de corantes de efluentes industriais. Os resíduos da agroindústria e/ou agrícolas, quando utilizados como adsorventes são denominados de biossorventes, uma vez que são de origem natural diferenciando-se aos de origem sintética. Os biossorventes apresentam na sua parede celular uma grande variedade de grupos orgânicos tais como, ácidos carboxílicos, fenóis, aminas, que podem reter os corantes por troca iônica, interação eletrostática; e ainda esses biossorventes são materiais ricos em celulose, hemicelulose e pectina, servindo para a adsorção dos corantes (iônicos ou não) por interação hidrofóbica e forças de van der Waals. A principal vantagem dos biossorventes com relação aos adsorventes sintéticos, é que os adsorventes de origem natural são abundantes, e por serem resíduos de produtos agrícolas, não apresentam valor comercial. Muitos biossorventes apresentam capacidades de adsorção comparáveis aos adsorventes comerciais. Nesse projeto serão feitas otimizações das condições de adsorção, tais como: dosagem do bio. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Integrante / Éder Cláudio Lima - Coordenador / Julio Cesar Pacheco Vaghetti - Integrante / Tatiana Calvete - Integrante / Silvio Luis Pereira Dias - Integrante / Rodrigo Barbosa Pinto - Integrante / Betina Royer - Integrante / Natali Farias Cardoso - Integrante / Isis Saraiva Pinto - Integrante / Andreia Neves Fernandes - Integrante / Elie Acayanca - Integrante / Liziê Daniela Tentler Prola - Integrante / Wmekson Oliveira Santos - Integrante / Matthew Ayorinde Adebayo - Integrante / Emerson Schwingel Ribeiro - Integrante / Claudio Airoldi - Integrante / Simone F.p. Pereira - Integrante / Reinaldo Ruggiero - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    19. 2010-Atual. Avaliacao da contaminacao das aguas subterraneas por nitrato no municipio de Porto Alegre, RS
      Descrição: O objetivo principal do presente trabalho é mapear a contaminação por nitrato nas águas subterrâneas do Município de Porto Alegre. Dessa forma, o estudo incluiu a verificação de correlações entre o conteúdo de nitrato com outros parâmetros físico-químicos tais como total de sólidos dissolvidos; pH; outros íons das águas subterrâneas analisadas e com aspectos geo-lógicos e hidrogeológicos. Além da caracterização da potabilidade dessas águas relativamente à contaminantes antropogênicos e da identificação das fontes de nitrato. As hipóteses formuladas para este estudo são: i) não há dependência do conteúdo de nitrato com as litologias da área de estudo, mas pode ocorrer correlação com as estruturas tec-tônicas frágeis e ii) a contaminação por nitrato ocorre em áreas de maior ocupação urbana e de saneamento deficiente. Para testar essas hipóteses foram realizadas amostragens de águas de profundidade, com posterior análise do nitrato através da técnica Espectrofotometria e do método Redução do Cádmio. Foram elaborados, também, mapas de distribuição do nitrato, além de um modelo de fluxo das águas subterrâneas estudadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Cláudio Roisenberg - Integrante / Cassiane Negreiros Cardoso - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    20. 2010-Atual. ROCHAGEM: AGREGACAO DAS ROCHAS COMO ALTERNATIVA SUSTENTAVEL PARA A FERTILIZACAO E ADUBACAO DE SOLOS
      Descrição: Neste trabalho será desenvolvido um procedimento experimental que implica na utilização de misturas de pó de rochas para avaliar a eficiência da aplicação da técnica de Rochagem na agricultura. A técnica de rochagem é definida por alguns autores como um tipo de remineralização, na qual o pó de rocha é utilizado para rejuvenescer solos pobres ou lixiviados. Neste estudo, é avaliada a eficiência das misturas de uma rocha basáltica com outras rochas existentes no Rio Grande do Sul. O experimento será instalado em casa de vegetação em 2 fases: a primeira fase será a introdução de uma espécie de leguminosa em argissolo granítico adicionado de pó de rocha nas dosagens de 100t/ha, 300t/ha e 500t/ha e a segunda fase, a introdução no mesmo solo sem aplicação adicional de pó de rocha de uma espécie de gramínea. Serão medidas as massas secas de cada cultivar produzida nas diferentes condições de adição de pó de rocha. A rochagem pode ser uma alternativa de baixo custo para a substituição dos adubos químicos, o que resulta, ainda, em práticas agrícolas de menor impacto ambiental e com produção de alimentos de melhor qualidade. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Ellen Beneduzzi Bassani - Integrante / Valcir Carpenedo - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    21. 2008-2010. Estudo e avaliacao das cinzas de carvao do RS para uso em projetos de recuperacao de areas contaminadas
      Descrição: Os objetivos gerais desse projeto residem na caracterização e avaliação das cinzas geradas no processamento de carvão mineral em usinas termoelétricas estabelecidas no Rio Grande do Sul, dispostas em cavas de mineração e em depósitos de resíduos, para uso na recuperação de áreas contaminadas e na investigação e identificação dos fatores que determinam a natureza alcalina das mesmas. Os objetivos específicos são elencados a seguir: ? Caracterização química e mineralógica das cinzas de carvão geradas atualmente e existentes nos depósitos de resíduos resultantes do processamento do carvão nas usinas termoelétricas da região do Baixo Jacuí; ? Correlação entre as características químicas e mineralógicas dos diferentes tipos de carvão e as cinzas por eles originadas; ? Determinação dos fatores químicos e mineralógicos que controlam o pH das cinzas e dos carvões. ? Avaliação da variação das propriedades físico-químicas das cinzas em função da intensidade da queima; ? Avaliação do potencial do uso das cinzas de carvão na recuperação de áreas contaminadas, como, por exemplo, a imobilização de metais e substâncias orgânicas tóxicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Maria Teresa Raya Rodriguez - Integrante / Leonardo Cassol Tomasi - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    22. 2007-2009. Aspectos hidrogeologicos e hidroquimicos de Candiota e Hulha Negra
      Descrição: Os objetivos deste projeto consistiram no estudo do aqüífero Rio Bonito, mais especificamente nas duas camadas areníticas situadas acima e abaixo dos níveis de carvão, nos municípios de Candiota e Hulha Negra, tratando dos seguintes aspectos: ? Caracterização hidrogeológica e hidrogeoquímica; ? Avaliação da influência das características litológicas e do posicionamento estratigráfico das camadas de arenito estudado na composição química das águas subterrâneas; ? Avaliação dos processos tectônicos na composição química das águas subterrâneas; ? Avaliação da influência de aqüíferos sobrejacentes e subjacentes na composição química das águas subterrâneas; ? Identificação das causas geradoras da salinização das águas subterrâneas em algumas porções do aqüífero.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Marcelo Goffermann - Integrante / Maria Cecília de Medeiros Silveira - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    23. 2006-2009. Caracterizacao fisica e quimica e avaliacao do potencial adsortivo para metais de carvao mineral e argilas de Sao Jeronimo-RS.
      Descrição: Os objetivos do projeto consistem no que segue: ? Caracterização geológica, mineralógica e química das argilas de são Jerônimo-RS presentes na área de disposição de cinzas de carvão da CGTEE; ? Caracterização mineralógica e química de carvões utilizados na Usina da CGTEE de São Jerônimo para geração de energia termoelétrica; ? Determinação do coeficiente de adsorção de metais (Ni, Cd, Pb, Zn, Cr, Fe e Mn) nas argilas e carvões. ? Definir em termos da relação custo/benefício qual a melhor granulometria dos carvões para adsorção dos referidos metais em projetos ambientais. ? Avaliação do potencial dos carvões minerais como materiais adsorventes de metais para uso em processos de remediação e prevenção de contaminação de solo, águas subterrâneas e águas superficiais. ? Avaliação quantitativa da capacidade de retenção de metais das argilas presentes na área de disposição das cinzas de carvão da CGTEE em São Jerônimo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Cristiano Danieli - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    24. 2006-2009. Caracterizacao fisica e quimica e avaliacao do potencial adsortivo para metais de argilas de Sao Jeronimo-RS e de carvao mineral
      Descrição: Os objetivos deste projeto residem no que segue: ? Caracterização geológica, mineralógica e química das argilas de são Jerônimo-RS presentes na área de disposição de cinzas de carvão da CGTEE; ? Caracterização mineralógica e química de carvões utilizados na Usina da CGTEE de São Jerônimo para geração de energia termoelétrica; ? Determinação do coeficiente de adsorção de metais (Ni, Cd, Pb, Zn, Cr, Fe e Mn) nas argilas e carvões. ? Definir em termos da relação custo/benefício qual a granulometria ótima dos carvões para adsorção dos referidos metais. ? Avaliação do potencial dos carvões minerais como materiais adsorvententes de metais para uso em processos de remediação e prevenção de contaminação de solo e águas subterrâneas e superficiais. ? Avaliação quantitativa da capacidade de retenção de metais das argilas presentes na área de disposição das cinzas de carvão da CGTEE em São Jerônimo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Marina Minozzo - Integrante / Éder Cláudio Lima - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    25. 2005-2008. AVALIACAO DA CONTAMINACAO DE SOLO E AGUA SUPERFICIAL ATRAVES DA COMBUSTAO DE CARVAO E CINZAS PROVENIENTES DA USINA TERMELETRICA DE FIGUEIRA ? PARANA
      Descrição: Os objetivos do projeto são os seguintes: ? Caracterização a mineralogia e química dos solos da área adjacente a Usina Termelétrica de Figueira. ? Caracterizar quimicamente as águas de superfície da área adjacente a Usina Termelétrica de Figueira. ? Avaliação de contaminação dos solos pelo depósito de cinzas volantes nos arredores da usina. ? Avaliação de contaminação das águas superficiais pelas atividades da usina. ? Estimativa de risco ambiental da água superficial.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Wolfgang Kalkreuth - Integrante / Ruth Scheffer Pacheco - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    26. 2003-2006. Caracterizacao hidrogeologica e hidrogeoquimica do Aquifero Guarani no segmento morfotectonico da Fachada Atlantica, RS
      Descrição: Os objetivos principais deste projeto consistem no que segue: ? Estabelecimento de um modelo de fluxo das águas subterrâneas; ? Definição das zonas de recarga e descarga do aqüífero nesta área aflorante; ? Caracterização geológica e geotectônica detalhada das zonas de recarga para avaliação de vulnerabilidade do aqüífero; ? Caracterização hidroquímica e hidrogeoquímica das águas subterrâneas na área do projeto com avaliação de distribuição geográfica e temporal; ? Estabelecer um modelo de transporte de solutos no aqüífero; ? Definir similaridades e diferenças mineralógicas, em particular da fração fina e cimento, das litologias do aqüífero nas áreas de afloramento e de confinamento; ? Estabelecer relações entre os caracteres petrográficos do aqüífero e a composição química das águas subterrâneas; ? Apresentar um plano de uso das águas do aqüífero para a comunidade da região abrangida pela área do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Integrante / Arí Roisenberg - Coordenador / Leandro Menezes Betiollo - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    27. 2003-2005. Mapeamento da vulnerabilidade, avaliacao do risco de contaminacao e caracterizacao hidrogeoquimica dos aquiferos quaternarios da porcao sul do municipio de Viamao, RS
      Descrição: Os objetivos do projeto consistem em: - cadastramento dos poços tubulares da área estudada - avaliação do potencial hídrico do aquífero estudado - caracterização hidroquímica das águas subterrâneas - determinação da recarga anual do aquífero - determinação da vulnerabilidade do aquífero - apresentação de modelo de fluxo subterrâneo. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Arí Roisenberg - Integrante / Ronaldo Herlinger Jr. - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    28. 2001-2004. Avaliacao da Contaminacao de Solos e Aguas Subterraneas por Hidrocarbonetos Derivados de Petroleo e Metais Pesados na Refinaria Alberto Pasqualini, Canoas - RS, Atraves da Implantacao de uma Rede de Pocos de Monitoramento
      Descrição: O principal objetivo do presente projeto consiste na avaliação da contaminação por hidrocarbonetos e metais pesados das águas subterrâneas dos aqüíferos livre e semiconfinado e dos solos na área da Refinaria Alberto Pasqualini através da implantação de uma rede de poços de monitoramento. Esta será constituída de poços de monitoramento, com uma concepção moderna e otimizada que possibilitará a identificação imediata de derrames e vazamentos penetrando no solo e percolando através da subsuperfície, o que proporciona maior agilidade e eficiência no controle do avanço e na remediação das plumas contaminantes. Adicionalmente, será possível o gerenciamento das águas subterrâneas, incluindo a possibilidade de acompanhamento da atenuação natural dos poluentes e a evolução espacial e temporal das eventuais plumas de contaminação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Arí Roisenberg - Integrante / Rafael Midugno - Integrante / Daniel Ronen - Integrante / Eduardo Sanberg - Integrante / Ronaldo Herlinger Jr - Integrante / Arthur Schmidt Nanni - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    29. 2001-2003. CARACTERIZACAO GEOTECNICA DAS ROCHAS BASALTICAS DA ROTA DO SOL ATRAVES DE ESTUDOS LITO-ESTRUTURAIS: IMPLICACOES PARA A EXECUCAO DAS OBRAS DA RS-486
      Descrição: Os objetivos deste projeto residem na caracterização geotécnica das rochas básicas e intermediárias que afloram ao longo da RS486. Será dado enfoque especial às estruturas dos derrames, especialmente aquelas que contribuem para a instabilidade dos taludes de corte da rodovia, como as zonas de contato interderrames, estruturas de brecha e fluxo e zonas amigdalares. Nestes locais, as rochas possuem maior susceptibilidade à ação intempérica, a qual ocasiona forte argilização e resulta em problemas geotécnicos nos taludes da rodovia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Cândida Menezes de Jesus - Integrante / Andrea V. Nummer - Integrante / Luis A. Bressani - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    30. 2000-2003. CARACTERIZACAO GEOTECNICA DAS ROCHAS BASALTICAS DA ROTA DO SOL ATRAVES DE ESTUDOS LITO-ESTRUTURAIS: IMPLICACOES PARA A EXECUSSAO DAS OBRAS DA RS-486
      Descrição: Os objetivos deste projeto residem na caracterização geotécnica das rochas básicas e intermediárias que afloram ao longo da RS486. Será dado enfoque especial às estruturas dos derrames, especialmente aquelas que contribuem para a instabilidade dos taludes de corte da rodovia, como as zonas de contato interderrames, estruturas de brecha e fluxo e zonas amigdalares. Nestes locais, as rochas possuem maior susceptibilidade à ação intempérica, a qual ocasiona forte argilização e resulta em problemas geotécnicos nos taludes da rodovia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Cândida Menezes de Jesus - Integrante / Andréa Valli Nummer - Integrante / Luis Antonio Bressani - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    31. 1999-2003. Fluor nas aguas subterraneas da regiao metropolitana de Porto Alegre: Uma Questao De saude publica.
      Descrição: O objetivo fundamental do projeto consiste no mapeamento do fluoreto das águas subterrâneas da Região Metropolitana de Porto Alegre, identificando as á-reas de potabilidade em relação a este elemento e, com especial ênfase, aquelas em que os teores estão acima dos níveis considerados adequados ao consumo humano pelos órgãos de saúde nacionais e internacionais. A comparação de dados obtidos em diferentes épocas permite, ainda, conhecer o comportamento do Fluoreto nas águas ao longo do tempo. Complementam os objetivos do projeto a determinação das formas iônicas do Flúor nas água subterrâneas, a definição da fonte deste elemento e o modelamento geoquímico dos processos de enriquecimento, bem como o estabelecimento de rela-ções do seu conteúdo com a geologia do aqüífero, nos termos litodêmicos e tectônicos, e um avaliação hidrológica dos sistemas aqüíferos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Arí Roisenberg - Integrante / Cláudio Roisenberg - Integrante / Ronaldo Herlinger Jr - Integrante / Rafael Midugno - Integrante / Larissa Ramage - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    32. 1999-2002. FLUOR NAS AGUAS SUBTERRANEAS DA REGIAO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE: UMA QUESTAO DE SAUDE PUBLICA.
      Descrição: O objetivo fundamental do projeto consiste no mapeamento do fluoreto das águas subterrâneas da Região Metropolitana de Porto Alegre, identificando as á-reas de potabilidade em relação a este elemento e, com especial ênfase, aquelas em que os teores estão acima dos níveis considerados adequados ao consumo humano pelos órgãos de saúde nacionais e internacionais. A comparação de dados obtidos em diferentes épocas permite, ainda, conhecer o comportamento do Fluoreto nas águas ao longo do tempo. Complementam os objetivos do projeto a determinação das formas iônicas do Flúor nas água subterrâneas, a definição da fonte deste elemento e o modelamento geoquímico dos processos de enriquecimento, bem como o estabelecimento de relações do seu conteúdo com a geologia do aquífero, nos termos litodêmicos e tectônicos, e um avaliação hidrológica dos sistemas aquíferos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Arí Roisenberg - Integrante / Cláudio Roisenberg - Integrante / Larissa Ramage - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    33. 1998-2000. DELIMITACAO DE NIVEIS DE AGUA POTAVEL EM AQUIFEROS POROSOS CONTAMINADOS: APLICACAO DO SISTEMA DE AMOSTRAGEM MULTI-CAMADA (SAM) NA REGIAO COUREIRO-CALCADISTA DO VALE DO RIO DOS SINOS, RS.
      Descrição: Este projeto tem por objetivo determinar o comportamento de plumas de contaminação em diferentes profundidades do aquífero Botucatu na região do Vale dos Sinos. Para tanto será utilizado amostrador multinível específico para este fim. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Pedro Viero - Integrante / Arí Roisenberg - Coordenador / Daniel Ronen - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.
    34. 1995-1998. O MAGMATISMO BASICO ALCALINO MESOZOICO DO RIO GRAN-DE DO SUL
      Descrição: Caracterização geoquímica, evolução petrogenética e implicações geotectônicas do magmatismo básico alcalino mesozoico do Rio Grande do Sul. Modelamento dos processos magmáticos e do contexto tectônico de geração e cristalização dos magmas. Análise comparativa das condições de fusão parcial do manto com o magmatismo Serra Geral. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Pedro Viero - Coordenador / Arí Roisenberg - Integrante.
      Membro: Antonio Pedro Viero.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (6)
      1. XV Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e I Simpósio de Hidrogeologia do Sul-Sudeste.Mercado e Perfuração de Poços. 2007. (Simpósio).
      2. XLIII Congresso Brasileiro de Geologia. Caracterização química e Mineralógica de Cinzas de Carvão do Estado do Rio Grande do Sul. 2006. (Congresso).
      3. 2º Seminário Mineração, Meio Ambiente e Qualidade de Vida.Águas Subterrâneas - Legislação Profissional. 2003. (Seminário).
      4. I Fórum Nacional do Meio Ambiente e X Semana de Educação Ambiemtal.Aqüífero Guarani. 2003. (Seminário).
      5. Águas Subterrâneas: diagnóstico e desafios para a gestão.Águas subterrÂneas em Porto Alegre, RS. 2002. (Simpósio).
      6. Fórum NAcional de Política de geologia, Recursos Minerais e Meio Ambiente.Gestão de Recursos Hídricos, Águas Superficiais, Subterrâneas e Águas Minerais. 2002. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. VIERO, A. P.; ZANARDI, V.. Águas subterrâneas: diagnóstico e desafios para gestão. 2002. Congresso
      2. VIERO, A. P.. I Workshop em Microssonda Eletrônica. 1994. (Congresso).. . 0.
      3. VIERO, A. P.. I Fórum Nacional sobre Geologia de Meios Urbanos. 1993. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Antonio Pedro Viero ⇔ Arí Roisenberg (21.0)
        1. KUZNETSOV, M. ; Viero, A. P. ; SOREK, S. ; Roisenberg, A. ; RONEN, D.. Modeling the Flow Pattern at the Fractured Granites in Porto Alegre, Brazil. TRANSPORT IN POROUS MEDIA. v. 101, p. 413-436, issn: 0169-3913, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. NANNI, Arthur Schmidt ; Roisenberg, Ari ; DE HOLLANDA, MARIA HELENA BEZERRA MAIA ; Marimon, Maria Paula Casagrande ; VIERO, Antonio Pedro ; SCHEIBE, Luiz Fernando. Fluoride in the Serra Geral Aquifer System: Source Evaluation Using Stable Isotopes and Principal Component Analysis. JOURNAL OF GEOLOGICAL RESEARCH. v. 2013, p. 1-9, issn: 1687-8833, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Marimon, Maria Paula Casagrande ; Roisenberg, Ari ; Viero, Antonio Pedro ; Oliveira Camargo, Flávio Anastacio ; Suhogusoff, Alexandra Vieira. Evaluation of the potential impact of fluorine-rich fertilizers on the Guarani Aquifer System, Rio Grande do Sul, Southern Brazil. Environmental Earth Sciences (Internet). v. 01, p. 01-08, issn: 1866-6280, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. MARIMON, MARIA PAULA C. ; Roisenberg, Ari ; SUHOGUSOFF, ALEXANDRA V. ; VIERO, Antonio Pedro. Hydrogeochemistry and statistical analysis applied to understand fluoride provenance in the Guarani Aquifer System, Southern Brazil. ENVIRONMENTAL GEOCHEMISTRY AND HEALTH. v. online, p. 01-13, issn: 0269-4042, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. Viero, A. P. ; Roisenberg, C. ; Roisenberg, A. ; Vigo, A.. The origin of fluoride in the granitic aquifer of Porto Alegre, Southern Brazil. Environmental Geology (Berlin). v. 56, p. 1707-1719, issn: 0943-0105, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. Nanni, Arthur ; Roisenberg, Ari ; Marimon, Maria Paula Casagrande ; VIERO, Antonio Pedro. The hydrochemical facies and anomalous fluoride content in the Serra Geral aquifer system, southern Brazil: a GIS approach with tectonic and principal component analysis. Environmental Geology (Berlin. Internet). v. 58, p. 1247-1255, issn: 0943-0105, 2009.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. RAMAGE, Larrisa ; ROISENBERG, A. ; VIERO, Antonio Pedro. Caracterização hidrogeoquímica do Sistema Aqüífero Granular Cenozóico de Porto Alegre, RS. Revista Latino Americana de Hidrogeologia. v. 5, p. 01-09, issn: 1676-0999, 2005.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. ROISENBERG, Claudio ; VIERO, Antonio Pedro ; ROISENBERG, A. ; SCHWARZBACH, M. S. ; MORANTE, I. C.. Caracterização geoquímica e gênese dos principais íons das águas subterrâneas de Porto Alegre, RS.. REVISTA BRASILEIRA DE RECURSOS HÍDIRCOS. v. 8, n. 4, p. 137-147, issn: 1414-381X, 2003.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. VIERO, Antonio Pedro ; ROISENBERG, A.. Petrologia e Geoquímica do Complexo Básico de Lomba Grande, RS. Pesquisas. Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. v. 19, n. 01, p. 41-54, issn: 1807-9806, 1992.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. VIERO, Antonio Pedro ; ROISENBERG, A. ; COSTA, A. F. U.. Relações Entre o Magnetismo e a Composição de Rochas Igneas. Aplicação no Complexo Básico de Lomba Grande, RS. Pesquisas. Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. v. 19, n. 2, p. 115-119, issn: 1807-9806, 1992.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. ROISENBERG, A.; VIERO, Antonio Pedro ; MAGRO, F. H. S.. Gravimetria de Um Corpo Hipabissal Básico da Formação Serra Geral em Lomba Grande, RS. Pesquisas. Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. v. 18, n. 21, p. 156-160, issn: 1807-9806, 1991.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. ROISENBERG, A.; VIERO, Antonio Pedro. O vulcanismo Mesozóico da Bacia do Paraná no Rio Grande do Sul. Em: Michael Holtz; Luis Fernando De Ros. (Org.). Geologia do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. : Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2000.v. 01, p. 355-374.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. ROISENBERG, Claudio ; VIERO, Antonio Pedro ; ROISENBERG, A.. Fluorine in groundwater of Porto Alegre, Southern Brazil. Em: 32nd International Geological Congress, 2004, Florença. 32nd International Geological Congress, v. CDROM, 2004.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. VIERO, Antonio Pedro ; ROISENBERG, Claudio ; ROISENBERG, A.. Nitrate in groundwater of the urban area of Porto Alegre, Southern Brazil. Em: 32nd International Geological Congress, 2004, Florença. 32nd International Geological Congress, v. CDROM, 2004.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        15. HERLINGER JR, Ronaldo ; VIERO, Antonio Pedro ; ROISENBERG, A. ; PIRES, Carlos Alberto. Soil contamination by heavy metals in a refinary area from the Canoas district, Southern Brazil. Em: 32nd International Geological Congress, 2004, Florença. 32nd International Geological Congress, v. CDROM, 2004.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        16. PAIM, A. V. ; ROISENBERG, A. ; VIERO, Antonio Pedro ; CARAVACA, G.. Geoquímica do vulcanismo básico-intermediário do Alogrupo Bom Jardim (Bacia do Camaquã), na região do Cerro dos Lopes, Caçapava do Sul, RS. Em: VII Simpósio Sul-Brasileiro de Geologia/II Encontro de Geologia do Mercosul, 1999, Foz do Iguaçu, PR. Boletim de Resumos do VI Simpósio SulBrasileiro de Geologia. Curitiba, PR: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Paraná, v. 01, p. 36-36, 1999.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        17. VIERO, Antonio Pedro ; ROISENBERG, A.. Caracteres químico-isotópicos do manto sublitosférico no Gondwana durante o Mesozóico. Em: VII Simpósio Sul-Brasileiro de Geologia/II Encontro de Geologia do Mercosul, 1999, Foz do Iguaçú, PR. Boletim de Resumos do VII Simpósio Sul-Brasileiro de Geologia. Curitiba, PR: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Paraná, v. 01, p. 78-78, 1999.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        18. ROISENBERG, Claudio ; ROISENBERG, A. ; VIERO, Antonio Pedro ; ROS, Luiz Fernando de ; ZAMBONATO, E. E.. Conteúdo de cloreto, nitrato e fluoreto nas águas subterrâneas da região metropolitana de Porto Alegre, RS. Em: 51 Reunião Anual da SBPC, 1999, Porto Alegre. Anais da 51 Reunião da SPBC. São Paulo: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, v. 1, 1999.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        19. ROISENBERG, A.; VIERO, Antonio Pedro ; RONEN, D. ; FREITAS, M. A.. About the fluorine content in groundwater of the Crystalline Aquifer of Porto Alegre, Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro. v. 71, n.4, p. 825-826, 1999, 1999.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        20. VIERO, Antonio Pedro ; ROISENBERG, A.. O magmatismo básico alcalino mesozóico do Rio Grande do Sul. Em: XXXVIII Congresso Brasileiro de Geologia, 1994, Camboriú, SC. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Geologia, v. 02, p. 155-157, 1994.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        21. VIERO, Antonio Pedro ; ROISENBERG, A.. Evolução magmática de uma intrusão mesozóica de olivina gabro, em Gravataí, RS. Em: XXXVII Congresso Brasileiro de Geologia, 1992, SÃo Paulo. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Geologia, v. 01, p. 450-452, 1992.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Antonio Pedro Viero ⇔ Ruy Paulo Philipp (4.0)
        1. GONZATTI, C. ; ZORZI, L. ; AGOSTINI, I. M. ; FIORENTINI, J. A. ; VIERO, A. P. ; PHILLIP, R. P.. In situ strength of coal bed based on the size effect study on the uniaxial compressive strength. International Journal of Mining Science and Technology. v. 24, p. 747-754, issn: 2095-2686, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. GONZATTI, C. ; PHILIPP, R. P. ; VIERO, A. P. ; FIORENTINI, J. A.. Petrographic, physical and mechanical features of sedimentary rocks of the South Catarinense Coalfield, Brazil. Em: EUROCK 2015 64th Geomechanics Colloquium. Schubert (ed.) © ÖGG, v. 1, p. 1-6, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. PHILLIP, R. P. ; VIERO, A. P.. Geologia dos anfibolitos associados aos Gnaisses Encantadas, Santana da Boa Vista, RS. Em: V Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos, 1995, Gramado. Boletim de Resumos Expandidos do V SNET. Gramado: Sociedade Brasileira de Geologia, v. 01, p. 67-68, 1995.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. PHILLIP, R. P. ; VIERO, A. P.. Interação entre o magmatismo ácido-básico nas rochas vulcânicas associadas aos granitóides da região de Porto Alegre, RS. Em: VI Simpósio Sul-brasileiro de Geologia. I Encontro de Geologia do Cone Sul, 1995, Porto Alegre, RS. Anaisa do VI Simpósio Sul-brasileiro de Geologia. I Encontro de Geologia do Cone Sul, v. 01, p. 70-71, 1995.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Antonio Pedro Viero ⇔ Artur Cezar Bastos Neto (1.0)
        1. DA SILVA BELLETTINI, ANGELA ; VIERO, ANTÔNIO PEDRO ; NETO, ARTUR CESAR BASTOS. Hydrochemical and contamination evolution of Rio Bonito aquifer in the Carboniferous region, Paraná Basin, Brazil. Environmental Earth Sciences. v. 78, p. 642-657, issn: 1866-6280, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    (*) Relatório criado com produções desde 1989 até 2021
    Data de processamento: 18/03/2021 18:09:22